Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aviso aos "navegadores"

Caros amigos, seguidores e navegadores

Agradeço a participação de todos nesse primeiro mês de blog. Esse espaço é aberto para comentários, sugestões, opiniões, críticas, elogios....e toda  forma de expressão é bem vinda. Portanto, "não se avexem" e participem!!
Aproveito a oportunidade para informar que a votação da enquete: Pra você, o que é que a Bahia tem? encerra amanhã, e já estou preparando uma matéria sobre a opção mais votada.
Ah.....soube que muitos estão com dificuldades de postar comentários no blog, na opção selecionar perfil, escolha nome/url e basta preencher o nome. Se ainda assim o problema persistir, me envie um e-mail e tentarei solucionar o problema.
Um excelente fim de semana!!!
Grande beijo

E, para não perder o costume, uma paisagem para encher os olhos!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Enfim, Itacimirim

Logo que cheguei aqui, prometi para mim mesma: Vou surfar todas as manhãs!! Já que, com uma praia maravilhosa na frente de casa, não tinha desculpas. Mas, Vilas do Atlântico é fundo de pedra e eu acreditei que ia acostumar com isso. Até parece! Fui várias vezes só para observar os surfistas, por onde entravam, como saiam e cheguei a conversar com alguns para saber algumas técnicas. A resposta era sempre a mesma: Olhe a tábua de marés, pegue o horário de maré cheia e pode surfar tranquila 2h antes e depois. Fica fundo e nem dá pra perceber que tem pedra. Ah tá, não me convenceu! Acho que a idade colabora viu.....afinal passei dos trinta e já não sou mais tão destemida. Ainda mais quando via o povo saindo machucado, com o pé furado de ouriço e a prancha quebrada. Aqui, as ondas são bem cavadas, ótimo pra quem surfa de pranchinha, no meu caso, funboard, quase um pranchão, prefiro o mar mais tranquilo. O jeito foi descobrir qual a praia com fundo de areia mais próxima. Foi aí que ouvi esse nome pela primeira vez, Itacimirim. De início, não liguei muito, pois teria que pegar estrada e tal, e sabe aquelas coisas que você vai pelo nome? Itacimirim não me chamou muito a atenção.
Passado um tempo, comentei com meu marido que estava louca de vontade de surfar e ele como bom companheiro topou ir num sábado até lá. Procurei algumas informações na internet...e lá fomos nós!
Muito fácil chegar, afinal já estávamos perto da Estrada do Coco, que vai para o litoral norte. Chegamos em 30 min. Fica exatamente 5k antes da Praia do Forte. Entramos onde a placa indicava, e sem saber direito onde ir, fomos seguindo, seguindo, até ser obrigado a entrar a esquerda. E lá estava a praia, maravilhosa, e melhor, estávamos exatamente na parte surfável. Soube que Itacimirim é palco de importantes competições de surf, é o paraíso do Longboard. Ao estacionar o carro, já víamos muitos surfistas indo e vindo. Perguntei para um que passou pela gente: Como está o mar? Ele respondeu: Tá pequeno, mas dá pra brincar!
 Excelente! Era o que eu precisava para tirar a "teia de aranha" da minha prancha.


A gente se acabou nas marolinhas, estava perfeito para nossas condições (sem surfar há muito tempo), boa formação, onda gorda e um pessoal muito bacana. Aqui não tem o famoso "localismo" que é muito comum em SP. E olha que tem de tudo, desde iniciantes (inclusive tem escola de surf) até surfistas bem experientes, daqueles que dão um show à parte.
Elegemos Itacimirim como nossa praia de Surf, e já tivemos a dica. Quando o mar está grande no Vilas, em Itacimrim está um pouco menor. Um dia acordamos e a praia de Vilas estava praticamente o HAWAÍ. A prova disso, é que tinham só 2 corajosos no mar. Pegamos as coisas e fomos pra Itacimirim conferir.




 Estava demais. Algumas ondas da série chegavam quase a 2m. Até fiquei meio assustada no começo, e esse medo rendeu uns "rolas" memoráveis...
Esse dia, eu remei, nossa, como remei, para o out side, claro kkkk.
As ondas, apesar de gordas, estavam bem fortes, e quando eu pegava uma e inevitavelmente acabava caindo, nunca mais conseguia sair daquela espuma. Quando eu subia, via o Alê desesperado me procurando... mas era só fazer um sinal de ok, e tudo certo!


                                         Repondo as energias pós surf

Depois disso, estive em Itacimirim em outras oportunidades, e descobri que tem várias praias (umas 5) sendo possível praticar diferentes esportes. Tem praia ideal para mergulho, para windsurfe, conoagem, pesca, e nos lugares com águas calmas é possível dar um mergulho na companhia de tartarugas marinhas. Ainda possui cachoeiras, lagos e Mata Atlântica bem preservada.
Tem ótimas pousadas para todos os gostos e bolsos e também muitas casas em condomínios fechados para alugar temporada. É com certeza um lugar que vale a pena conhecer!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trilha de Bike

Há muito tempo não ia pedalar com o pessoal da Ramiro Bike Shopp, então resolvi matar as saudades...
Concentração cedíssimo, às 6:30h da matina, os loucos por aventuras foram chegando, e arruma bike daqui, ajeita dali...e acabamos saindo por volta das 7:30h. Bora pedalar!!

Saímos da loja que fica na Estrada do Coco, e logo pegamos uma entrada que nos levaria à belíssimas trilhas. O começo foi no asfalto, só pra aquecer as "pernocas" que seriam muito solicitadas no percurso.


A preocupação inicial, era minha bike aguentar o tranco do percurso já que a coitada é muuuuuuito simples e está bem judiadinha.... logo na primeira descida já longe do asfalto fui usar o freio e...... cadê? Pifou! Sobrou o outro..mas e o medo de pifar também!!?? Minha sorte foi que nesse momento o Ramiro (que é o anfitrião do passeio, praticamente o pai da galera, cuida de todo mundo) estava por perto e deu um jeito na hora. Paramos num casebre pelo percurso e conseguimos um alicate e Ramiro fez a mágica de conseguir fazer meu freio funcionar o resto do passeio. SANTO RAMIRO!!
Continuando o caminho...fui conhecendo o pessoal, nas paradas para arrumar um pneu que furou...a gente começa a conversar e conhece pessoas super bacanas! Conheci primeiro Beto, pedalando alí quietinho na dele, e descobri que é triatleta, com muitos IRONMANS na bagagem, e, por estar acostumado a pedalar no asfalto, estava com uma certa dificuldade na terra. O melhor foi quando ele se cansou de lutar com a bike numa subida bem íngrime porque o pneu ficava girando em falso derrapando. Beto não teve dúvidas, desceu da bike e encarou a subida correndo empurrando a magrela. E vocês não tem noção da subida, ficou provada a força do Beto!!!

                                           Olha o Beto aí!!!

Aliás, aproveito a oportunidade para pedir mil desculpas novamente para ele, pois em diversos momentos nos single tracks fiquei em sua frente, e quando eu me complicava com algum obstáculo à frente, Beto preso pelas sapatilhas na bike, ia pro chão, e foram muitas vezes!!! Ele muito paciente, respondia: Tudo bem, não tem problema..... e eu não sabia onde enfiava a cara de provocar tantos tombos no moço..
Mais um pouco de trilha, e na outra parada conheci a Tati, conversando um pouco descobri que ela é de corrida de aventura, e realmente que mulher forte!!! Estava sempre no pelotão da frente, mas sem nenhum esforço, pedalando tranquilamente...


                                         Essa é a Tati..

Esse foi o pedal com mais mulheres que já fiz, acho ótimo, pois eu sempre era a única. Finalmente consegui pedalar com Jéssica, e o mais bacana é que quando a conheci, ela não pedalava, Ramiro incentivou e ela resolveu experimentar e adorou! Está pedalando super bem!! E tinha também a novata do grupo, minha chará Fernanda, que acompanhou  bem, e sempre que tem novatos Ramiro dá uma atenção especial, dando dicas de técnicas e tal, é praticamente uma aula, fundamental para quem está começando!
A Fê, foi batizada, estava de bermuda, e voltou para casa com as pernas bem marcadas com cortes e riscos de mato.....mas é isso aí, uma lembrancinha da trilha!!
Boa parte do percurso era um single track à beira do Rio Joanes, muito bonito, mata Atlântica ainda preservada, e tivemos o cuidado de deixar apenas as marcas do pneu pelo caminho. Nada mais justo, já que a natureza nos proporcionou esse belo passeio..

                                          Rio Joanes

Como é de praxe, fizemos uma parada no Bar da Dna. Ana, para recarregar as energias. Da outra vez que estive lá, o pessoal tomou um caldo de mocotó, que é excelente para repor as energias (mas fiquei na minha barrinha mesmo, rs) O prato da vez foi frango com farofa, que estava muito apetitoso por sinal, mas ainda fiquei no meu gatorade....rsrs


Depois da paradinha para recarregar as baterias, de volta às trilhas, o sol estava bem quente, e após um tempo de pedal, começamos a ouvir cada vez mais perto o som de moto, (e a gente estava no single track) ou seja, não tinha pra onde  desviar, o jeito foi acelerar para chegar num lugar mais aberto antes que os motoqueiros passassem por cima da gente.. ufa, conseguimos!


Com os motoqueiros passando, voltamos a pedalar sossegados...e agora era fazer uma paradinha para se refrescar, pois o calor estava demais!


Hummmm refrescante!!! Nem tanto, a água era quente!! kkkkk Mas deu pra aliviar um pouco....
Como já estava ficando tarde, tínhamos feito muitas paradas, eu e muita gente tinha que voltar pra casa...então hora do retorno! Era seguir direto, mais uns 7k, só que dessa vez era pelo asfalto, pela Estrada.... para ajudar, o sol foi descansar um pouco e veio a chuva, putz, estrada com chuva e sem acostamento? Assim não me agrada ....mas queria voltar. O grupo se separou, e formaram duplas e trios para seguir pela estrada. Fui com o Carmo nesse trecho final, tomamos um baita susto!! Mas deixa pra lá.. nossos anjinhos da guarda estavam bem atentos!!!
Como eu estava bem atrasada, cheguei na loja deixei minha bike para lavar e saí voando!! Nem me despedi de ninguém. Então, antes tarde do que nunca!
Pessoal, foi ótimo o passeio, espero revê-los para mais aventuras em breve!
Ramiro e Jéssica, parabéns pela iniciativa, pelo incentivo e obrigada pelos cuidados de sempre! Adoro vocês!

                                         Ramiro e Jéssica, casal nota 10!!!

RAMIRO BIKE SHOPP - http://www.ramirobikeshopp.com.br/

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Carteira "REGIONAL" de habilitação, para descontrair...


Quando frequentamos a auto escola e concluímos o curso, recebemos a CNH (carteira nacional de habilitação) válida em todo território nacional. Cheguei a conclusão que a mesma deveria ser REGIONAL pois é muito diferente dirigir em outro estado. Já ouvi pessoas comentando sobre o trânsito do Rio de Janeiro e tal, mas particularmente não tinha vivido essa experiência. Sem entrar no mérito de quem está certo ou errado, o fato é que a diferença existe, e é gritante! Quem me conhece sabe que sou completamente desorientada, daquelas que erra até sendo guiada pelo GPS. O Paulão (a voz do meu GPS) vive nervoso comigo, meu marido então... Mas eu sou assim, não tem jeito, deve ser herança genética, né mãe?! Agora, imaginem o desespero de dirigir num lugar desconhecido, tensa com medo de me perder e ainda não entender as regras por aqui? Por exemplo, às vezes tenho a impressão que a pista da esquerda (que aprendi que é mais veloz) aqui é a mais lenta, e pela direita o povo passa "voando" baixo. As motos se comportam como carros, transitam dentro das faixas, seguem os carros, com raríssimas excessões, mas bem diferente da Av. Rebouças que eu estava acostumada. Por outro lado, fechadas, cortadas são comuns e parece que os motoristas não se importam, claro se não bater. Em São Paulo lembro que coisas assim eram motivo suficiente para discussões, brigas, e as vezes até tiro. Aqui, é tão comum, mas tão comum, que ninguém se altera com essas coisas e o trânsito flui normalmente se não tiver colisão. Não preciso dizer que quando cheguei, só dirigia dentro do meu bairro, logo eu que nunca tive medo de dirigir. Parecia que tinha acabado de tirar carta. Aos poucos, comecei a dirigir pelas ruas de Lauro de Freitas, e posso dizer que a Estrada do Coco, (que tem acesso ao aeroporto internacional Luis Eduardo Magalhães) era sempre com emoção. Dirigir até Salvador, nem pensar! Eu sempre passava a bola para meu marido. Até que um dia, minha mãe resolveu passar mal, ficou internada no hospital (em Salvador) e quando teve alta (ela está ótima Graças a Deus) a missão de buscá-la sobrou pra mim. Quando entrei na Av. Paralela, que liga Lauro de Freitas à Salvador (semelhante à Marginal em SP) desesperei. Eu estava tão nervosa que fiquei uns dois dias dolorida de tanto contrair os músculos, mas deu tudo certo. Peguei minha mãe e na volta "quase",  mas sabe aquele "quase"que por menos de 1mm teria feito o maior estrago? Fui cortada, sem seta, sem nada, e não cabia o carro do moço (que estava no celular) e nem viu que eu estava ali. Minha mãe que estava dopada de tanto remédio na hora ficou lúcida, e eu, com aquele frio na barriga e tremendo inteira. É assim, ou você se acostuma, ou não sai de casa.
Recebi um e-mail de um baiano, o Guia para dirigir em Salvador, vale a pena ler.

GUIA RÁPIDO PARA DIRIGIR EM SALVADOR
Vindo à capital da Bahia a passeio e tendo que se adaptar ao jeitinho baiano de dirigir, não se assuste. Em Salvador você verá atrocidades; você duvidará que o motorista que violentamente insiste em lhe expulsar da pista goza de boa saúde mental; você não entenderá como nós soteropolitanos, famosos no mundo por não se estressarem, nos transformamos em seres raivosos quando estamos ao volante. Não fazemos por maldade, guiamos preocupados apenas com o centro do universo, nós mesmos, os baianos, os piores motoristas do Brasil. As lições vão lhe ajudar no trânsito de Salvador.
1ª LIÇÃO: FAIXAS INÚTEIS - A pintura de faixas, quando existe, não serve para absolutamente nada. Nós não sabemos exatamente para que a via foi dividida em faixas. Passamos de uma faixa para outra, rodamos sobre as faixas “seguindo os pontinhos” como se não quiséssemos nos perder... e em qualquer curva preferimos a tangente, mesmo que a faixa ao lado esteja ocupada por algum “leso”. Acostume-se, esqueça as faixas, sinta-se livre.
2ª LIÇÃO: PARAR JÁ - Paramos onde e quando precisamos; às vezes até ligamos o pisca alerta. Todos podem esperar um pouco. Na rua onde mal passa um carro, que diferença podem fazer cinco ou dez minutos parado até que “voinha” desça da casa de “mainha”? Se o carro da frente parar, tenha paciência, espere até que ele decida seguir ou, também é permitido, buzine alucinadamente para extravasar sua raiva, sabendo que não vai adiantar. Desconte no próximo, pare também onde e quando quiser, aqui pode.
3ª LIÇÃO: SETAS INVERTIDAS - Não temos idéia do que passava na cabeça de quem colocou aquelas luzinhas amarelas que piscam quando nossos filhos mexem naquela alavanca inútil que fica próxima ao volante. Às vezes acionamos sem querer a luzinha que pisca na esquerda ou na direita. Se desejamos ir para a esquerda, vamos, não importa se a tal luz amarela está piscando, muito menos se pisca do lado certo. Seta é coisa de carioca “isperto”, nós não precisamos de seta para guiar. Nunca sinalize em Salvador, você poderá desviar a atenção do baiano que vai ao seu lado.
4ª LIÇÃO: METER O TERÇO - Metendo um terço do seu carro na frente do baiano que teria a preferência você automaticamente obriga-o a ceder em seu favor. Meta o terço em qualquer situação: em cruzamentos perigosos, ao entrar em vias rápidas, quando quiser passar à frente de algum otário, enfim, meter o terço lhe garante vantagem indiscutível. É possível que às vezes ocorra uma pequena batida, coisas da vida. Se bater saia do carro e comece a bater papo com o outro baiano. Vocês acabarão descobrindo que são parentes ou que têm amigos em comum.
5ª LIÇÃO: EMPARELHAR - Fique sempre ao lado de algum carro. Se ele acelerar, acelere também. Se reduzir a velocidade, reduza e permaneça “emparelhado”. Emparelhar deixa o baiano seguro. Vá juntinho, melhor seguir acompanhado. Se atrapalhar quem vem atrás não se avexe, quem quiser passar que passe. É isso mesmo, às vezes a oitenta por hora, ou a vinte, os baianos adoram andar emparelhados... e só Deus sabe o motivo.
6ª LIÇÃO: DOIS DEDOS - Dois dedos é a distância normalmente mantida por um bom motorista baiano do carro da frente. Colado, bem juntinho. Achamos que assim é possível aproveitar ao máximo o espaço disponível em nossas ruas. Outra vantagem em manter dois dedos do carro da frente é mostrar que estamos com pressa, que o carro da frente deve se apressar. Não importa se o motorista da frente não está atrasado como um bom baiano. O que importa é seguir colado. Não se perca, siga sempre a dois dedos do carro da frente.
7ª LIÇÃO: FILA É PARA OTÁRIO - Em qualquer conversão, onde normalmente só caberia um carro, nós baianos fazemos a fila dupla, tripla, às vezes dá até para a quarta fila. Nunca espere o leso que está aguardando pacientemente a conversão, fila é para otário. Passe à frente, meta o terço, tome a preferência da conversão à força. Quem quiser que buzine.
8ª LIÇÃO: BUZINA NO SINAL VERDE - Nós, baianos, há muitos anos disputamos o campeonato de acionamento de buzina após a abertura do sinal. Aguarde o sinal verde com as duas mãos prontas para acionar violentamente a buzina do seu carro. O recorde é de Toinho, irmão de Ninha, dois centésimos de segundo após a luz verde. Capriche na buzina, rápido, mesmo que você esteja sem pressa, mesmo que buzinar não faça nenhum sentido.
9ª LIÇÃO: LIXO NO CARRO NÃO - É isso mesmo que você forasteiro está pensando. Nos nossos carros baianos não pode ter lixo. Vai tudo pela janela: latinha de cerveja, fralda suja, palito de picolé, ponta de cigarro, garrafa pet. Somos muito asseados, lixo no carro não. Quem quiser que varra a rua. Acostume-se e, se do carro da frente for jogado algum objeto grande, desvie sem reclamar.
10ª LIÇÃO: O RETORNO É AQUI - Nas ruas de Salvador é possível retornar em qualquer lugar. Gire o volante e, se couber, ótimo. Se não “deu jogo” dê uma rezinha rapidinha e complete a manobra. Quem quiser que espere ou se bata. Quem procura retorno é otário. Não se assuste de depois da curva der de cara com uma D20 atravessada na pista, manobrando para retornar a dez metros do retorno correto.
Boa sorte no trânsito de Salvador! Antes que eu esqueça: para dirigir em Salvador você não precisa, necessariamente, olhar para frente. Converse olhando sempre para o carona. Fale ao celular, leia, procure coisas no porta-luvas, enfim, descontraia, crie você mesmo suas regras de trânsito.
Fonte: Robson Oliveira (baiano).

Em qualquer lugar do Brasil,  seja um motorista consciente! Bom dia à todos!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

O calçadão de Vilas!

Tenho muitas coisas para compartilhar, tantos lugares de beleza singular. Como pode tanta natureza em um só lugar? Pretendo mostrar aos poucos essas maravilhas, praias belíssimas, trilhas, cachoeiras e muito mais!! Nada melhor do que começar por aqui, minha nova cidade, meu novo bairro, minha nova casa.
Lauro de Freitas é o município, e não é muito conhecido fora daqui (a prova disso é que quando estava prestes a mudar e falava o nome do lugar para as pessoas, a resposta sempre era uma pergunta: Onde fica? Então, aqui vai a resposta. É um lugar perto de tudo, ao lado de Salvador, próximo de praias famosas como Praia do Forte, Costa do Sauípe...
Meu paraíso está aqui. No bairro de Vilas do Atlântico. A praia é única, com a maré baixa exibe muitas pedras na beirada que formam piscinas naturais deliciosas, com muitos peixinhos para fazer companhia num mergulho. Na maré cheia, a alegria é dos surfistas, pois as ondas aqui são ótimas. Infelizmente com minha prática de surf durante muitos anos em praias de fundo de areia, não tenho coragem de arriscar num fundo de pedra e sair ralada (principalmente porque já vi o estrago que as pedras podem fazer num tombinho) então, "tô fora" prefiro pegar o carro e surfar em praias mais distantes com fundo de areia. Mas voltando ao Vilas... essa praia realmente não tem igual, não ví até hoje outra praia que logo depois da areia vem um enorme gramado repleto de coqueiros e e em seguida o calçadão. Muita gente se realiza passando tardes no gramado lendo um livro, conversando com os amigos, assistindo ao surf (porque tem um pessoal que dá um show!). Logo ao nascer do sol, o trânsito da vez é no calçadão. A maioria dos moradores daqui diariamente realizam caminhada ou corrida. Até pessoas de bairros vizinhos vem de carro para andar aqui. E chega a ser engraçado porque o calçadão tem uma rotina, tem horário certo, se você for às 6h por exemplo, encontrará sempre as mesmas pessoas, às 7h também, às 8h..... Daí, como tem as "turmas" em seus respectivos horários, as pessoas passam a se cumprimentar, nascem grandes amizades, começam a caminhar juntas....é bem bacana. Eu procuro diariamente pelo menos dar uma passada lá com o Léo (normalmente ando na rua mesmo, pois o Léo é um cão muuuuuuito meigo, mas é grande e algumas vezes provoca certo receio nos frequentadores do calçadão).  Começar o dia olhando o mar, sentindo a brisa, vendo o sol subir ao céu refletindo nas ondas NÃO TEM PREÇO e o Léo também adora olhar a "poça gigante" (ele é apaixonado pelo mar, fica hipnotizado. Outro dia estávamos andando no calçadão e ele ficava olhando para o mar distraidíssimo, tão distraído que bateu com tudo na lixeira à frente porque não conseguia parar de olhar pro mar.) Aquela música da Ana Carolina é perfeita pra ele que diz assim: "Eu não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar......eu não me canso de olhar"......(e deveria terminar......para o mar!)
Bom, esse é o primeiro lugar mágico que gostaria de compartilhar. Se alguém quiser saber mais, sobre o que o lugar oferece aos seus visitantes, pousadas, restaurantes....posso indicar.
 Um bom dia à todos e segue uma foto do protagonista do dia "O calçadão de Vilas"

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um pouco da nossa luta

Para vocês entenderem um pouco dessa mudança em nossa vida, vou relatar brevemente os acontecimentos.
Surgiu a oportunidade de morar em Lauro de Freitas - BA, e como pessoas de carne e osso que somos, começamos a sonhar com essa possibilidade. Minha irmã e eu, tínhamos uma vida relativamente estável, trabalhávamos em grandes empresas (em funções completamente diferentes) e até então, nunca tinha passado pela nossa cabeça trabalhar juntas. Mas, com a nova possibilidade de morar pertinho do mar, dormir ao som das ondas, respirar um ar melhor (a Gi minha sobrinha, tinha problemas respiratórios em SP) e trabalhar num horário normal (esse era um grande sonho na minha vida, que acordava antes dos passarinhos para trabalhar há anos e não aguentava mais.) Sem pensar duas vezes resolvemos tentar. A Dri foi antes com a Gi e minha mãe, uns dois meses depois eu cheguei, e uma semana depois meu marido e meu cão filho. A Dri, designer gráfica, eu, recentemente pós graduada em Administração. Que tal juntar tudo? Com GRANDE apoio da família em todos os sentidos, nasceu a ZAF-Ateliê de Publicidade, nossa mini agência, dentro de Vilas, o que nos permite ter uma vida, sem trânsito, almoçar em casa...
Mas nem tudo é moleza! ZAF montada, a luta agora é conquistar clientes, ganhar mercado e por aí vai. Para ajudar a Dri estou fazendo curso de web designer, um mundo completamente novo para mim, e estou amando. Hoje, um ano depois a ZAF está caminhando, um passo de cada vez, um dia de cada vez, numa longa jornada. Todos os dias um novo aprendizado, para a ZAF e para vida. E sei que assim, nossa luta, nossos sonhos, valerão a pena.
Visite o site da ZAF

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dieta nordestina

Pão integral com ricota no café da manhã? Franguinho grelhado com salada no almoço? ISSO NÃO ME PERTENCE MAIS!!! Aqui é impossível se comportar todos os dias e liberar um na semana para tais "exageros". Muito peixe sim, mas com azeite dendê, leite de coco.....e o café da manhã? Bolo de aipim e pães de milho. Sim, aqui a gente enfia o pé na jaca mesmo, de manhã, a tarde e a noite. Não tem como fugir. As "nativas" que trabalham em nossas casas são verdadeiras "cozinheiras de restaurante" e desconhecem a mundo light das comidas.....aí a gente acaba cedendo...
Comida é que não falta, baiano gosta de mesa farta, muitas opções de doces e salgados e ....nada light! Dificil se acostumar com isso? Nem um pouco!!! Mas, como fazer para manter a forma? Garanto que mesmo com essa vida meio "desregrada" não é difícil, e sabe porque? Porque o lugar é extremamente convidativo para a prática de atividade física por contar com praias belíssimas a nossa disposição. Então, acaba que a maioria das pessoas acorda cedo para aproveitar o dia. No meu caso por exemplo, acordo cedo para passear com o Léo (meu dog) e as vezes corremos. Depois, se a maré tiver baixa, é perfeito para fazer uma caminhada na areia. A noite, com o pessoal da academia, correr, pedalar pelas ruas do bairro que é muito gostoso. Aos finais de semana, com o tempo livre, ainda jogamos frescobol na praia, surfamos ou fazemos trilhas de bike. Resumindo, a atividade física está presente diariamente, logo, podemos nos dar o luxo de exagerar um pouquinho na comida. Só tomamos cuidado para segurar um pouco a gula nos dias de chuva, pois para quem não faz academia e conta apenas com os recursos da natureza para se manter em forma, aí é um problema.
Viva a gula da Bahia!!!!
E, para deixar vocês com água na boca, a fotinho da Caldeirada de Frutos do mar que comemos ontem no almoço de comemoração de aniversário da minha mãe.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

SETE PESSOAS E UM CACHORRO!!

Pessoal, essa não aconteceu comigo, mas com pessoas bem próximas e rendeu muitas risadas, então vale a pena relatar aqui.
Minha mãe e tia foram num velório esses dias (não vem ao caso maiores detalhes) lá estavam sentadas quando passa uma moça varrendo o ambiente e comentou que o "dia estava cheio" e continuou....hoje já foram vários enterros, foram sete pessoas e um cachorro! Neste momento a dupla trocou olhares um tanto quanto surpresos e quando moça saiu dali comentaram:
- Cachorro? Aqui enterra cachorro também? E a irmã respondeu.
- Nossa, não sabia que podia enterrar cachorro com gente, bom saber, afinal temos um peludo na família! (Léo, 2 anos. Então ainda está bem longe essa idéia...ufa).
Já em casa, outro dia, (só Deus sabe como surgiu o assunto) minha tia comentou da lotação na agenda do Cemitério, um velório atrás de outro e completou dizendo que no dia em que esteve lá, foram sete! Nisso, a moça que trabalha lá na casa dela gritou da cozinha completando:
- E um cachorro!!
Minha tia surpresa respondeu imediatamente:
- Como você sabe? Nem estava lá!
- Ué, respondeu a moça, é que sempre que fala de morte tem que falar um cachorro no final, que é pra cortar o azar e não morrer mais ninguém!
Não preciso dizer o fim da história, um ataque de riso daqueles, de chegar a chorar de tanto rir, pois as duas tinham certeza que um cachorro também tinha passado dessa para melhor!!!
São superstições, estão em todos os lugares, presentes em diversas culturas, e quando não entendemos do que se trata acaba virando piada "o mau entendido" e rendendo boas risadas. (apesar de no caso o tema não ter muita graça).
E, como não poderia faltar, segue a foto de um peludinho fofo para ilustrar a história. Mas desde já, desejo que tenha uma longa vida... beijossss

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tudo acaba em pizza!!!

Se tem uma coisa que paulista gosta e sente falta quando não tem, é pizza!! Pelo menos uma vez por semana tem que comer! Mas, no município de Lauro de Freitas, era uma missão impossível! Tem várias pizzarias, porém, longe de ser aquelas delícias de Sampa, como Bráz...hummmm. Em Salvador tem várias opções, tem tudo, mas sair daqui e ir até Salvador para comer uma pizza é sacanagem....principalmente quando a única coisa que você quer é usar o telefone e ir até o portão pegar a pizza. Um ano nessa agonia, sonhando com as pizzas de Sampa já que aqui os ingredientes são bem diferentes....Por exemplo, você pede uma pizza portuguesa e vem com pimentão e outras coisas, não é ruim, mas não é a portuguesa...dá pra entender a frustração??? E pelo costume local as pizzas não são regadas ao azeite maravilhoso e sim catchup. Respeito os costumes, mas não consigo me acostumar ... Mas, enfim, Deus ouviu minhas preces e meus problemas acabaram!! Um santo, iluminado, trouxe à pacata Lauro de Freitas a franquia Baboo Giovanni e agora, finalmente já posso saborear as maravilhosas pizzas com gostinho de São Paulo!! Mas ainda assim, quando eu for para o sudeste, aceito convite para comer pizza hein!!!! Um ótimo dia para todos..e segue uma fotinho pra dar água na boca!!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ah, o inverno!!!!!

Quem diria que um dia eu iria gostar do inverno? Também, aqui na Bahia fica fácil! Longe daquele "gelo" da região sul e sudeste que tem castigado seus moradores, o nordeste tem surpreendido nessa estação. O inverno que aqui é marcado por longos dias de chuvas sem pausa, resolveu dar uma boa trégua e tem presenteado a população com lindos dias de sol, quente, mas não aquele calor insuportável do verão, e sim uma temperatura bem agradável durante o dia. A cada dia, um pôr do sol mais encantador que o outro, e não pára por aí. As noites tem sido muito agradáveis também, noite fresquinha, sem necessidade de ar condicionado ou ventilador, em alguns momentos até o lençol é bem vindo de tão fresquinho. Dias assim merecem ser bem aproveitados, na praia, curtindo a natureza, antes que São Pedro "perca" por algum motivo o bom humor e comece a chorar sem parar!! Ou então, que chegue a estação em que não sabemos ao certo se estamos no verão ou num caldeirão!!!!!
ÓTIMA SEGUNDONA A TODOS!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eita Gripe!

Estamos em pleno inverno e tudo está estranho. Pelo noticiário vejo que em São Paulo está um frio de doer! E não passa! Queria pegar meus amigos paulistas no colo e trazer pra cá para relembrarem o que é o calor. E aqui, onde inverno é sinônimo de chuva......cadê a chuva? Não que seja tão ruim isso, pois aqui quando começa, não pára mais. Mas, com o tempo seco, mesmo bem quente, uma média de 27º, todo mundo está doente. É, a gripe pegou todo mundo de jeito aqui, onde quer que vá, mercado, academia, praia, é só atim de um lado e cofcof do outro. Hospitais lotados!!! Até estive lá por motivo de força maior...sinusite... e 2 horas de espera para ser atendida! LOTADO! Nas farmácias os estoques de antibióticos e antinflamatórios já estão no fim. Foi o primeiro ano de muitos que não tomei a vacina contra gripe, tomava sempre em SP, mas aqui, não me lembro de ter visto alguma campanha...
Mas vamos lá, tratando a sinusite pra poder voltar a treinar e curtir a praia no fim de semana, e torcendo para o frio dar uma trégua em Sampa para meus queridos conhecidos descongelarem.
Grande beijo!