Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Primeiro carro baiano

Conversando com o maridão, decidimos que era hora de trocar de carro. Combinamos passar o final de semana visitando concessionárias de diversas marcas, fazendo cotação, avaliação do nosso e tal. Começamos sábado de manhã, por volta das 10h e resolvemos parar nas mais próximas aqui em Lauro de Freitas e depois seguiríamos para as mais distantes em Salvador.
Logo na primeira parada, começou aquela lenga lenga da avaliação onde eles capotam seu carro umas 5x para chegar num valor "bem justo", claro que sabemos que em concessionária o valor é mais baixo, mas pelo amor de Deus, tudo tem limite né. Tem coisa que vira piada e vi que o dia seria longo de ataques de riso a cada avaliação.
Descobri que aqui os carros usados valem menos do que em Sampa, por causa do desgaste da maresia, ferrugem e por aí vai... 
Depois daquele blá blá blá todo de negociação onde diminui aqui, aumenta ali, dá o emplacamento, paga o IPVA, engana mais um pouco....sabíamos que o dia ia ser longo e peguntamos que hora fechava caso resolvêssemos voltar. Dai a maior surpresa... O QUE???? Fecha as 14h??? E amanhã (domingo)?????
Não abre! O QUE 3X?????? Como assim não abre? Lembro de Sampa que passava o fim de semana vendo carro até domingo a noite..
Afinal, quem compra carro, normalmente trabalha, se trabalha, não pode durante a semana e muitas vezes não pode de sábado, sobra o domingo...
Olhei pro Alê e falei: Acelera!!! Temos muitos lugares pra ir!! O pior é que ele levou ao pé da letra... 
Bom, pra não ficar tão absurdo assim, a primeira foi a única que funcionava até as 14h, as outras até as 17h, menos mal, mas de domingo......NENHUMA!!!
Resumindo, passamos o dia nessa cansativa missão e não conseguimos ir em todos os lugares que queríamos.  
Exaustos, porque isso cansa mais do que correr a meia maratona, juro. O jeito foi sacrificar mais um sábado de praia para fechar negócio.
Chegou sábado, e junto a promessa: De hoje não passa, vamos voltar pra casa de carro novo!
Alguns carros que tínhamos visto na semana anterior, interessaram, mas precisávamos escolher o melhor "custo benefício" e não apenas o carro que mais agradava, pois nem sempre combinava com a avaliação do nosso que mais agradava. Sem contar as intermináveis ligações e mensagens no celular de alguns vendedores praticamente implorando pela compra e quase oferecendo a mãe junto. Esse modo de agir nos deixou com os 2 pés atrás de entrar numa furada. Já que a marca está a pouco tempo no Brasil. Bem, depois dessa dica, acho que vocês já mataram a charada...rsrsrs
Mas hoje é outro dia.....na primeira parada, gostamos bastante do carro, do vendedor, do valor, ou seja, vamos fechar? Calma, vamos só em mais uma pra ter certeza. E foi um bate volta mesmo. De volta a primeira...VAMOS FECHAR!!
Compramos!!! E o melhor, sabe aquele carro que você diz: NUNCA, JAMAIS, NEM QUE ME PAGUEM! Foi ele mesmo, e com muita alegria! Vou explicar. Uno, jamais. Mas o NOVO uno, a gente adorou, todo completinho e super fofo. Primeiro carro 0km e primeiro carro baiano!
Tá aí nosso brinquedo novo.



Boa semana..


Próximo post: MEIA MARATONA FAROL A FAROL, se eu sobreviver ao calor...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Floresta Sustentável - Praia do Forte / BA

O que é que a Bahia tem?

 Muitas pessoas engajadas na preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade.



Mas ainda não é o suficiente. Precisamos da conscientização de toda a comunidade local, das proximidades e de turistas.
Dia 01 de outubro (sábado), ás 8:30h será inaugurado o Centro de Educação Ambiental do Projeto Floresta Sustentável, pela Fundação Garcia Dávila. Localizado na Reserva de Sapiranga - Praia do Forte / Mata de São João - BA.

                                               CATELO GARCIA DÀVILA

Neste paraíso que é a Reserva de Sapiranga, em maio deste ano, aconteceu o Running DAVENTURA, evento de cross coutry e corrida de aventura o qual tive a honra de participar. Durante o evento, os participantes adotaram mudas que serão plantadas no dia da inauguração do centro.


Tive a felicidade de participar da premiação geral em 5º lugar, e, além do troféu, ganhei uma muda de Pau Brasil, foi o melhor presente, já plantei no jardim de casa e se desenvolve muito bem.



Eu apoio esta causa,  junto com o pessoal DAVENTURA www.DAVENTURA.com.br 
Vamos participar!
Beijos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Férias na praia sem problemas




Após um ano e três meses de vida praiana, e sendo minha nova cidade um local visitado por turistas o ano todo, já vi e vivi algumas experiências. Longe de saber tudo (isso é impossível) mas não custa nada dividir as informações para tentar prevenir certas vivências desagradáveis que podem estragar as férias de quem fica longe da praia o ano todo. Principalmente aos pais com filhos pequenos.
Seguem algumas dicas:
1- Você está tranquilamente fazendo uma caminhada pela areia molhando os pés na beirada da água. Eis que, numa dessas idas e vindas das ondinhas, aquela água viva faz questão de passar pelo seu pé ou tornozelo trazendo junto aquele ardor desagradável. O que fazer? Xixi? Melhor não né...

  • Na hora, água do mar ou vinagre. Isso ajuda a reduzir a dor. Se ela for intensa, faça uma pasta com vinagre e farinha de trigo. Nunca lave o local com água doce.
Agora, por experiência própria posso dizer que não precisa se assustar caso "pise" na água viva. Na sola do pé, o efeito é nulo, o único susto é o som do estouro.

2-  Com o calor insuportável, você vai até a água se refrescar, e como a visão é prejudicada pelas ondas, você pisa na pedra e corta o pé. Primeira dica. Mantenha a calma! Não faça como eu que com o susto pulei e caí em outra pedra resultando em machucado em dobro, sem contar o mico!
  • Lave com água e sabão para evitar infecções e cheque se a vacina de tétano está em dia. Se o corte for superficial, não precisa de curativo. Se for profundo, é necessário levar ao pronto-socorro. 
3- Coisas que eu sempre vejo:
É fato, se ficar algumas horas na praia (com pedras) verá pelo menos uma criança ou um surfista pisando no ouriço. O correto a fazer é:

  • Faça uma imersão em água morna e sabão, para diminuir a dor e a inflamação, e não deixe a criança apoiar o pé no chão. Jamais arrisque tirar o espinho. Isso deve ser feito no pronto-socorro.
4- Crianças no calor intenso, brincam muito e suam o tempo todo. Assim, aparece a brotoeja. O melhor a fazer é:

  • Dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1 litro de água. Enxágüe a criança com este produto ao final do banho. A mistura dá sensação de frescor e reduz o problema.
Final do ano está chegando, hora de começar a planejar as férias!!!

Fernanda Piedade



Fonte: Lucília Santana Faria, coordenadora médica da UTI Pediátrica do Hospital Sírio-Libanês

domingo, 11 de setembro de 2011

MEIA MARATONA DA BAHIA!!

Chegou o dia! Lá vamos nós para outra corrida. Minhas companheiras Tia Zú e Mamãe, dessa vez também como participantes. (Agora não me lembro se por vontade própria ou porque eu insisti só um pouquinho...rsrsrs) Adorei dupla, dou o maior apoio!!!!
 Saímos ainda de noite para chegar a tempo. A minha querida duplinha resolveu começar pela caminhada de 4k, e ao meu ver, já é um bom começo...e eu fui de 21k. Chegamos com antecedência, ufa!! Já que da outra vez nos perdemos e quando chegamos já tinha sido dada a largada, então, além de largar sozinha, fui com vontade de fazer xixi....ninguém merece!! Mas dessa vez, tudo seria diferente....tudo!!! Pegamos o chip, passeamos pela arena, encontramos alguns conhecidos de outras provas, alongamos, fizemos xixi (muito importante, eu que o diga!!) E agora era só aguardar o momento!!


Momentos antes da largada, o céu estava bem carregado de nuvens, o que me fez acreditar que ficaria assim durante grande parte do percurso, e facilitaria a vida dos corredores. Mas estava enganada!
Por volta da 7h05 teve início a Meia Maratona da Bahia, e junto com a largada, o sol demonstrou sua vontade de participar da festa e brilhou! Já a largada da corrida de 10k e caminhada 4k, aconteceria 15 min depois.




Saímos sentindo Itapuã, mas logo fizemos o retorno sentido Barra. Como pode, 7h da manhã um sol tão ardido?? Percebi que se quisesse completar a prova, teria que tirar o pé do acelerador, e foi o que fiz. Ainda assim, com água na cabeça, esponja gelada, estava bem difícil. 
Perto do 11k, uma nuvem salvadora ficou um tempinho na frente do sol, olhei no relógio e achei que estava na hora de recuperar para fazer o tempo que planejei, então acelerei dos 11 aos 15k. E lá vem o insistente sol participar da corrida de novo, e justo onde tinha uma subidinha desnecessária pela frente, e de novo achei melhor esquecer o tempo e me preocupar apenas em terminar, já que muitos atletas bem preparados que estavam fazendo uma boa prova, ficaram pelo caminho com sinais de desidratação, apresentando vômitos e perda de consciência. Então, como treino sempre à noite, pouco acostumada com o "sol no lombo" era melhor não exagerar.
Ao mesmo tempo, à vista da orla de Salvador, sempre maravilhosa, amenizava qualquer desgaste pelo sol.
Chegou o 18k, realmente tirando o calor, estava tudo bem, não sentia dores musculares, estava tranquila.. Resolvi apertar um pouco o ritmo, pois quanto mais ficasse alí, pior seria o calor. 
Eis que, exatamente na placa de 20k, o "tão perto" virou "tão longe" num piscar de olhos. Do lado direito do abdome uma pontada insuportável começou a incomodar e tive que diminuir bem o ritmo. Mas se tem uma coisa que me recuso, é andar. Não ia fazer isso de jeito nenhum, mesmo correndo quase que curvada de tanta dor. Na verdade, acho que a causa da dor, foi o excesso de líquido ingerido. A cada 2k tinha hidratação, eu pegava 2 copos, um bebia, o outro ia na cabeça. Dois pontos de gatorade, e mais 2 carb up. Acho que consumir tudo isso correndo....pesou e resultou na dor. E como tudo muda muito rápido, dessa vez, definitivamente tinha esquecido o tempo, já não ligava mais, queria terminar, tinha que terminar. Quando ví  a chegada lá na frente, chorei que nem criança, chorei de dor, chorei de alegria, chorei por vencer o sol e principalmente chorei passando pelo pórtico assim que ví minha querida dupla Tia Zú e Mamãe fazendo festa, batendo palmas e sorrindo pra mim. Vê-las felizes, não tem preço!!! 
Cada prova é única! Essa, não foi diferente, divertida, especial e inesquecível!!!
Ah, sobre a estréia da dupla, arrasaram, terminaram o percurso e ainda fizeram amizade com os médicos de plantão do evento na ambulância, não porque passaram mal, mas porque elas nunca passam despercebidas por onde andam.







 Parabéns minha duplinha, amo vocês!!!
Sobre o meu tempo de corrida, não tenho certeza pois na minha chegada meio atordoada esqueci de parar o cronômetro, e quando olhei marcava 1h59...foi por aí!!! Ainda não saiu o tempo oficial!
Até a próxima!!