Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





sábado, 19 de novembro de 2011

Prova/treino GANTUÁ 7 anos - Corrida de Aventura

Na noite de terça, durante o treino de corrida com o Clube VO2Máx, fiquei sabendo dessa prova/treino que aconteceria no sábado bem perto de casa. Fiquei muito animada, já que, apesar de ser apaixonada por Corrida de Aventura, só tenho essa vivência uma vez por ano, nas edições do Eco Adventure da FAAP. 
Achei que seria uma ótima oportunidade para treinar as principais modalidades e conhecer o pessoal fera da famosa equipe Gantuá.
Cheguei em casa e fui correndo pro computador fazer minha inscrição. Pronto! Agora era conter a ansiedade...principalmente porque a prova seria feita em dupla, e só conheceria a minha na hora. 
No treino com o VO2Máx de quinta, eu estava empolgadíssima e pedi para o Glauco puxar um pouco mais no treino, queria treinar forte, e não achei que fosse atrapalhar para o sábado, pois era uma prova bem curta.

Chegou o dia! Bem alimentada e bem dormida, peguei minha bike e fui para o ponto da largada. E começou a me incomodar mais uma preocupação. Minha bike aguentaria? Ou melhor, eu aguentaria e acompanharia o pessoal com minha bike? Explico, uma caloi aspen, judiada pela maresia, enferrujada....bom, acho que não preciso falar mais nada.. mas quer saber, é o que eu tenho, vamos que vamos!!


Chegando lá, me apresentei para a Diana Gomes, feríssima da Gantuá e hoje estava na organização da prova. O pessoal foi chegando e encontrei umas carinhas conhecidas do pedal com Ramiro, aproveitamos para comer umas frutas, conversar um pouco mais e fui ver com Diana com quem faria dupla. E assim, conheci Sabrina, minha parceira do dia.


A única dupla feminina da prova! Já no primeiro contato percebi que Sabrina era muito mais experiente que eu, apesar de (segundo ela) não navegar muito. Hoje seria seu dia, afinal a navegação estava praticamente um presente, o mapa era do Google Earth, para possibilitar a participação de iniciantes também.
Em seguida foi realizado um breve briefing e largada. Hora de dar um beijo nas mães corujas e partir.


Dada a largada, a primeira modalidade foi o caiaque, 4k, e conseguimos nos entender logo de começo, no sincronismo mas no meio do percurso, sem o plástico protetor, nosso mapa se desfez, e acabamos perdendo bastante tempo. Afinal, aventura é isso!


No trecho final do caiaque, estava muito raso e optamos por descer e puxar. Nos primeiros passos correndo na água e com a correnteza, senti a musculatura da coxa cansada, e lembrei do treino pesado de corrida na quinta. Putz, foi aí que eu percebi que meu corpo não estava 100% e isso ia fazer falta em breve.


Deixando o caiaque, seguimos para o trekking, que seria curto também 4k, mas eu não contava com o começo. Tinha que atravessar o rio para correr pela areia, e um pedaço tinha que nadar mesmo, pois não dava pé, e ainda tinha que ficar atenta à correnteza que estava puxando para o mar, já que a maré começava a vazar. Esse trecho curto nadando (não tenho o menor preparo na água) me quebrou. A Sabrina o tempo todo na frente e eu tentando me recuperar do nado, as pernas com sinal de cansaço, credo! Eu tava parecendo uma sedentária, que horror! Ainda assim, como era curto, deu pra fazer um trote bem leve, e eu só pensava que ainda tinha que nadar de volta...


Última transição, dessa vez para a bike. Curta também, 20k.
E lá fomos nós!
Assim como no caiaque, nosso mapa da montain bike, se desfez no meio do caminho. A Sabrina tentava decifrar os restos mortais do mapa, mas não tinha como. Então, nos perdemos. O jeito foi perguntar pro povo local.... do bar, da moto, do carro... Enfim, faltaram 2 PCS, que com certeza nós passamos, mas não enxergamos. Já passava de 12h e o calor estava me matando, minha água tinha acabado e já me preocupava com minha mãe, meu marido e minha tia me esperando na chegada, deviam estar desesperados (conheço bem) e eu na saída tinha feito a besteira de falar que seria rápido. Não contava com a possibilidade de ficar sem mapa. E ainda tínhamos que ir para Salvador num almoço.
Encontramos uma dupla que estava voltando e pegamos uma carona na navegação. Mas já estava fácil. Era praticamente uma reta. E Enfim, chegamos!


Agradecimentos:

A minha parceira Sabrina, que visivelmente experiente e superior, teve paciência e foi companheira. Adorei conhece-la e já estou na torcida para sua prova de 150k semana que vem. Boa sorte!
A minha família que sempre me apóia, estimula e fotografa. Amo vocês!!!
A equipe Gantuá, em especial Diana e Alan, pela iniciativa e pela bela prova. Vocês estão de parabéns!! Desejo que venham mais 7 anos e mais 7... 

Até a próxima 
Grande beijo

Fernanda Piedade

Nenhum comentário: