Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





sábado, 6 de outubro de 2012

Curso de navegação FBCA

Já fazia um tempo que eu pensava em fazer um curso de orientação. Na verdade não só por gostar de corrida de aventura, mas pra vida mesmo, quem me conhece sabe que sou totalmente desorientada. Me perco com facilidade em qualquer lugar, e isso me incomoda profundamente. Igualzinho alguém....né mãe!?

O fato é que tive oportunidade de participar de algumas provas de aventura, mas nunca cheguei nem perto do mapa. 
Nos briefings, eu deixava os meninos organizando tudo e ia tentar dormir pra estar descansada na prova. Na competição,durante as paradas para ler o mapa e saber pra que lado seguir ou confirmar se estávamos no rumo certo, eu aproveitava para me alimentar, hidratar e até fazer xixi, ou seja, meu grau de intimidade com mapa e bússola, era zero! 
Essa oportunidade que a FBCA (Federação Baiana de Corrida de Aventura) proporcionou, caiu como uma luva.
A convite de Gustavo (Gaia) resolvi participar. Era o segundo encontro, desta vez prático, mas sem ter a teoria, como eu poderia participar da prática??? Gaia garantiu que faria uma parte teórica antes.

Local do curso: Parque de Pituaçu. Que por sinal eu também não conhecia, e minha prova de orientação começou aí! Na noite anterior meu marido me ajudou, com o mapa no google, me fez decorar os pontos de referência. E assim minha primeira prova foi completada com sucesso. CHEGUEI!!!

Não tinha muita gente, por volta de 13 pessoas entre alunos e monitores. E o astral do povo no início já demonstrava que a brincadeira ia ser divertida, então vamos lá, primeiro a teoria.

Gaia orientou sobre os princípios básicos de como utilizar a bússola e já foi o suficiente pra perceber que a minha ia dificultar a vida, era muito simples. Eis que surgiu Arnaldo para emprestar a dele. Valeu Arnaldo!!



Marcados os PCs (Posto de controle),  fomos todos juntos até o primeiro. Lá ainda ficamos um tempo tirando dúvidas, recebendo algumas orientações e, hora de formar as duplas.

Tínhamos 3 PCs pela frente, utilizando os conhecimentos recém adquiridos. Para isso tínhamos que aguardar alguns minutos para nossos orientadores chegarem nos PCs, e a partir daí, uma dupla largava a cada 2 min.
Hugo e eu, fomos os primeiros. Pra entrar no clima, já saímos correndo até o ponto em que tínhamos certeza. Deste ponto em diante fazíamos paradas pra conferir no mapa, uma entrada, uma bifurcação e bora correr de novo! Logo encontramos Gaia no 2º PC. Que orgulho!! O primeiro PC na vida que eu participei da navegação! Gostei da brincadeira, vamos para o próximo!

Seguindo para os próximos PCs, (tinha mais 2) cruzávamos com algumas duplas. Por algumas vezes seguíamos juntos. Encontramos  o terceiro. 
 A caminho do quarto Pc, após procurar bastante e entrar numa parte mais fechada habitada por inúmeras teias gigantes e muita tiririca como dizem aqui (aquele matinho que corta e ardeeee!!) percebemos que a trilha já tinha sido fechada pelo mato. Ficamos com gostinho de quero mais. Então, retornamos até o Pc 3, Gaia marcou mais 2 Pcs no mapa e lá fomos nós encontrá-los.

Eu e meu parceiro erramos a trilha que imaginávamos estar. A melhor parte é que chegamos no Pc pelo lado  errado, mas chegamos! Sorte de principiante!! Seguimos para o último. De lá, juntamos todos e dividimos em 2 grupos para retornarmos ao ponto de partida e finalizar o curso.

Nesta hora, retornando, foi possível conversar um pouco mais com todo mundo. Um pessoal muito bacana, com histórias engraçadíssimas de aventuras, demos boas risadas e aproveitamos pra fazer umas fotinhos...




                                     Não podia deixar de documentar a lembrancinha das tiriricas!!

Valeu pessoal! Foi ótimo! Agora é praticar!!!

Agradecimentos:
Gaia, obrigada pelo convite e orientações.
Arnaldo, obrigada novamente pela bússola e orientações.
Italo, pelas muitas orientações.
Hugo, meu parceiro do dia pela companhia e cuidados. (por exemplo de passar na frente pra cortar as teias e me livrar delas..rsrsr)
Todos que participaram que tornaram a manhã mais divertida. Boa sorte na prova do dia 21! Uma pena não poder estar com vocês!! Mas não faltará oportunidade!

Parabéns FBCA, pela iniciativa e incentivo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Fernanda ! foi um prazer te conhecer. Espero que a gente se divirta muito dia 21 ! italo