Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Meia Maratona Farol a Farol

Este post está um pouco atrasado, mas além da correria do dia dia,  estava esperando a divulgação das fotos oficiais do evento para fazer uma ilustração bacana aqui, e, até agora, nada de fotos. Então, desisto de esperar...vamos direto ao assunto!
Dia 02 de outubro, a temida meia maratona farol a farol seria minha prova de fogo, quase que literalmente devido ao calor. E realmente esse era meu único medo. Para quem acompanha o blog e leu o post sobre a MEIA MARATONA DA BAHIA , sabe do que estou falando. Depois de sofrer tanto 15 dias antes com a temperatura, fiquei na dúvida em participar desta já que a tendência era o calor aumentar. Dois dias depois da meia da Bahia, já recuperada, decidi encarar o sol de frente!!
Comi bem, dormi bem, e fui na manhã de domingo pra largada no Farol de Itapuã, e como tenho participado de algumas provas, já reconheço alguns corredores que participam de todas, então cumprimenta um aqui, deseja boa sorte pra outra alí e encontrei a Paty, vizinha de condomínio, que sempre nos esbarramos nas provas, mas falamos pouco. Dessa vez seria minha companhia. Começamos a correr por volta das 7h10min, o sol brilhava entre algumas nuvens, mas a temperatura subia..
Surpreendentemente, apesar do calor que fazia, o sol não me incomodava, estava naquele dia perfeito para correr, pois me sentia leve, bem disposta e incansável...mas sabia que tinha de tomar cuidado para não me empolgar demais e quebrar no meio da prova.
A companhia da Paty foi fundamental, uma ia dando força pra outra, ela sabia do meu sofrimento com o sol e tinha o cuidado de ficar molhando minha cabeça o tempo todo, e com certeza isso me ajudou muito!! Conhecemos Ediane pelo caminho, uma simpatia, animadíssima, o que deu um "gás" a mais na gente.
Lá pela metade da prova, as meninas sentiram mais o calor e a Paty, com o joelho lesionado, achou melhor segurar um pouco o ritmo, então, segui no percurso sozinha, pois eu precisava ver quanto conseguia baixar meu tempo, estava louca para bater meu recorde pessoal, pois ainda estava frustrada com a última performance.
Ainda não sei como, mas milagrosamente, o calor não estava me incomodando, e vou falar que estava quente!! Talvez a brisa que batia, já que todo percurso foi pela orla, amenizava o "bafo", mas o estranho foi ver que até os atletas locais acostumados com o calor, estavam sentindo dificuldades. 
Corri grande parte do percurso olhando o mar, aquele mar maravilhoso, com os coqueiros dando um toque especial na paisagem, e quando voltava a prestar atenção na corrida, e via a placa de quilometragem, não acreditava que já tinha feito a distância que estava marcada na placa, estava no 16k. E pensei, só faltam 5k? Estava inteira, sem dores, sem nada, nenhum sinal de cansaço, era hora de acelerar. Olhei no relógio e ví que ia dar para diminuir meu tempo, vamos que vamos!!
A família estava me esperando na chegada, e desta vez com a presença inédita da minha avó! Que fofa, fez questão de assistir a chegada. 
Já na Ondina, quando fiz a curva próximo ao Cristo e ví o Pórtico de Chegada aproximadamente 1k com o Farol da Barra ao fundo, foi instintivo, acelerei, tudo que podia, faltava pouco, a chegada estava alí, e ao olhar para o lado direito, lá estava ela, D. Célia, avó querida, não tinha me visto e fiz questão de chamá-la. Gritei, acenei, mandei beijo e ela finalmente me viu, até a Mara (parenta / prima) fez a maior festa também quando me viu. Agora, era só passar o tapete e comemorar!! Passei!! E com direito a recorde pessoal!! Foi aí que vi meu marido, mãe e tia vindo em minha direção me cumprimentar.
Tempo: 1h52min - 3º Lugar categoria F30a34
Geral feminino- 24º de 247
Nada melhor que um almoço delicioso pra comemorar o resultado!!
Até a próxima!!
Segue algumas fotinhos pessoais, já que as oficiais...só Deus sabe!!







terça-feira, 4 de outubro de 2011

Momentos incríveis e inesquecíveis na natureza!!!

Há 2 posts atrás, eu comentei sobre o evento que aconteceria na Reserva de Sapiranga - Praia do Forte. A inauguração do Centro de Educação Ambiental, realizado pelo Projeto Floresta Sustentável, e plantio de mudas adotadas pelos atletas do Running DAVENTURA ocorrido em maio deste ano. Fui convidada a representar os atletas deste evento no plantio, e mesmo sendo meu dia de "vegetal" sem fazer nada, para estar inteira e correr a meia maratona no dia seguinte, não pude recusar! Que honra! Comuniquei o maridão e companheiro de todas as horas e lá fomos nós!
A programação começava bem cedo com a inauguração do Centro, depois seria servido um almoço e por último o plantio. Chegamos no final do almoço, pois tive que dormir um pouco mais, estava exausta da semana. Eu achei que o evento seria próximo às ruínas do Castelo Garcia Dávila, não sei porque achei isso, mas logo vimos uma placa indicando o evento para o sentido oposto ao Castelo e entramos na trilha. SENSACIONAL!!! Realmente era no coração da Reserva de Sapiranga. Paramos o carro e nos indicaram o caminho para o Centro recém inaugurado. Que coisa linda! Super bem feito, com espaço infantil, loja de souvenir, equipado com tv, vestiários, adorei! E a comunidade local então? Estava em festa! Logo encontramos a Diretoria da DAVENTURA, a Carol e a Carol (sim, são duas) que nos receberam super bem. Neste momento o almoço estava terminando e logo começaria o plantio.
Seguimos para o local, e no meio da trilha, os habitantes da Reserva mostravam que queriam participar dando o ar da graça. Começou com uma "cobrinha", que só veio dar um "oi" aos visitantes e seguiu seu caminho. Momento de aprender um pouquinho mais sobre a natureza, pois os responsáveis pelo projeto, biólogos e  botânicos iam nos orientando sobre as espécies de fauna e flora que cruzávamos pelo caminho.
Chegamos na área de plantio, eram 10 mudas, das 100 adotadas pelos atletas do Running DAVENTURA e que serão plantadas em vários pontos da Reserva. Escolhi a minha plantinha filhote da espécie SUCUPIRA, que se tornará uma árvore maravilhosa e gigante, pois o biólogo explicou que é umas das espécies preferidas do Bicho Preguiça, então, imagina o tamanho que vai ficar.
Mãos a obra!!! Fui orientada em todas as etapas que envolvem o processo do plantio para garantir o desenvolvimento da minha filhota SUCUPIRA.


                                             
Fora do "script", no improviso mesmo, rolou até uma cantoria em homenagem as novas moradoras da Reserva, era mais ou menos assim:

"Salve ó árvore, sombra e frescor!"
"Salve ó arvore, luz e calor!"
"Teto amigo e protetor!"

Quando estávamos finalizando o plantio das últimas mudas, mais um "morador" quis nos dar o ar da graça!
Um bicho preguiça! Caiu da árvore, ali do nosso lado! A primeira providência foi ver se o peludinho tinha se machucado com a queda. Mas não, foi só o susto. Então, era curtir aquela presença ilustre e aproveitar para aprender um pouquinho mais com o biólogo Álvaro. Todo mundo feliz de conhecer ao vivo o bichinho, e hora de devolve-lo num lugar seguro. Não chão ele fica vulnerável, o jeito foi encontrar uma árvore para deixa-lo. Pronto! Foi mais um presente da mãe natureza para tornar este dia ainda mais especial.


Missão cumprida! Hora de voltar pra casa e me concentrar para a  corrida.
Fica claro neste relato que, ao cuidarmos e respeitarmos a natureza, a mesma agradece imediatamente nos proporcionando momentos incríveis e inesquecíveis.
 FAÇAMOS A NOSSA PARTE!
Deixo aqui meu agradecimento para o pessoal DAVENTURA, que vem transformando a vida de muita gente como eu, proporcionando maior contato com a natureza como foi no Running, e ao pessoal do Projeto Floresta Sustentável pela inauguração deste belo centro de Educação Ambiental. Podem contar comigo sempre!!!

              Com equipe DAVENTURA e Projeto Floresta Sustentável
Com o pessoal da PETROBRAS que apoia o Running DAVENTURA e o Projeto Floresta Sustentável