Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





terça-feira, 4 de outubro de 2011

Momentos incríveis e inesquecíveis na natureza!!!

Há 2 posts atrás, eu comentei sobre o evento que aconteceria na Reserva de Sapiranga - Praia do Forte. A inauguração do Centro de Educação Ambiental, realizado pelo Projeto Floresta Sustentável, e plantio de mudas adotadas pelos atletas do Running DAVENTURA ocorrido em maio deste ano. Fui convidada a representar os atletas deste evento no plantio, e mesmo sendo meu dia de "vegetal" sem fazer nada, para estar inteira e correr a meia maratona no dia seguinte, não pude recusar! Que honra! Comuniquei o maridão e companheiro de todas as horas e lá fomos nós!
A programação começava bem cedo com a inauguração do Centro, depois seria servido um almoço e por último o plantio. Chegamos no final do almoço, pois tive que dormir um pouco mais, estava exausta da semana. Eu achei que o evento seria próximo às ruínas do Castelo Garcia Dávila, não sei porque achei isso, mas logo vimos uma placa indicando o evento para o sentido oposto ao Castelo e entramos na trilha. SENSACIONAL!!! Realmente era no coração da Reserva de Sapiranga. Paramos o carro e nos indicaram o caminho para o Centro recém inaugurado. Que coisa linda! Super bem feito, com espaço infantil, loja de souvenir, equipado com tv, vestiários, adorei! E a comunidade local então? Estava em festa! Logo encontramos a Diretoria da DAVENTURA, a Carol e a Carol (sim, são duas) que nos receberam super bem. Neste momento o almoço estava terminando e logo começaria o plantio.
Seguimos para o local, e no meio da trilha, os habitantes da Reserva mostravam que queriam participar dando o ar da graça. Começou com uma "cobrinha", que só veio dar um "oi" aos visitantes e seguiu seu caminho. Momento de aprender um pouquinho mais sobre a natureza, pois os responsáveis pelo projeto, biólogos e  botânicos iam nos orientando sobre as espécies de fauna e flora que cruzávamos pelo caminho.
Chegamos na área de plantio, eram 10 mudas, das 100 adotadas pelos atletas do Running DAVENTURA e que serão plantadas em vários pontos da Reserva. Escolhi a minha plantinha filhote da espécie SUCUPIRA, que se tornará uma árvore maravilhosa e gigante, pois o biólogo explicou que é umas das espécies preferidas do Bicho Preguiça, então, imagina o tamanho que vai ficar.
Mãos a obra!!! Fui orientada em todas as etapas que envolvem o processo do plantio para garantir o desenvolvimento da minha filhota SUCUPIRA.


                                             
Fora do "script", no improviso mesmo, rolou até uma cantoria em homenagem as novas moradoras da Reserva, era mais ou menos assim:

"Salve ó árvore, sombra e frescor!"
"Salve ó arvore, luz e calor!"
"Teto amigo e protetor!"

Quando estávamos finalizando o plantio das últimas mudas, mais um "morador" quis nos dar o ar da graça!
Um bicho preguiça! Caiu da árvore, ali do nosso lado! A primeira providência foi ver se o peludinho tinha se machucado com a queda. Mas não, foi só o susto. Então, era curtir aquela presença ilustre e aproveitar para aprender um pouquinho mais com o biólogo Álvaro. Todo mundo feliz de conhecer ao vivo o bichinho, e hora de devolve-lo num lugar seguro. Não chão ele fica vulnerável, o jeito foi encontrar uma árvore para deixa-lo. Pronto! Foi mais um presente da mãe natureza para tornar este dia ainda mais especial.


Missão cumprida! Hora de voltar pra casa e me concentrar para a  corrida.
Fica claro neste relato que, ao cuidarmos e respeitarmos a natureza, a mesma agradece imediatamente nos proporcionando momentos incríveis e inesquecíveis.
 FAÇAMOS A NOSSA PARTE!
Deixo aqui meu agradecimento para o pessoal DAVENTURA, que vem transformando a vida de muita gente como eu, proporcionando maior contato com a natureza como foi no Running, e ao pessoal do Projeto Floresta Sustentável pela inauguração deste belo centro de Educação Ambiental. Podem contar comigo sempre!!!

              Com equipe DAVENTURA e Projeto Floresta Sustentável
Com o pessoal da PETROBRAS que apoia o Running DAVENTURA e o Projeto Floresta Sustentável

Um comentário:

Alexandre Pina disse...

É Fê fizemos a nossa parte, em troca conhecemos nosso novo amigo o "bicho preguiça"
bj