Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





quinta-feira, 21 de junho de 2012

Running DAVENTURA 2012 - MISSÃO CUMPRIDA!!


Desde que a dor no pé começou, exatamente dia 7 de abril de 2012, num treino de páscoa com a Paty, amiga, vizinha e super companheira de corrida, minha vida virou uma confusão e a participação no Running DAVENTURA ficou totalmente ameaçada. Poxa, logo agora! O Running é a única corrida (que eu conheço pelo menos) que sai do asfalto para correr na natureza. Quem me conhece sabe que amo o mato, como Paty diz, é meu habitat, e lembra uma corrida de aventura que sou apaixonada, mas nem sempre consigo participar, por falta de equipamento, equipe, logística e por aí vai... 
Mas o fato é que a possibilidade de ficar fora dessa estava me matando, ainda mais por ter a novidade do desafio de 21k! O jeito era correr contra o tempo pra poder participar.
Logo que voltei da corrida de aventura no Chile no começo de maio, parei 2 semanas de correr, e para tentar compensar, me matei de pedalar e remar! Iniciei um intensivão de fisioterapia diária, tanto na clínica como em casa. Passadas 2 semanas, eu já sentia um alívio na dor, mas o incômodo permanecia e estava à beira de um ataque de nervos por não correr. Então, voltei às pistas. Treinos leves, pois eu tinha medo que voltasse aquela dor insuportável... 
No dia do coquetel de lançamento do evento, conheci o percurso de 21k, apresentado pelo Gaia e internamente e discretamente sem ninguém perceber, entrei em pânico. Meu pé não iria aguentar....e agora?
No sábado anterior à prova  a Paty me chamou para treinar com o grupo dela, AR23, que iria fazer um "treino simulado" para o Running. Fui. Era o único jeito de saber se eu iria sobreviver. No treino a maior parte foi asfalto mas teve um trecho bem legal de dunas. Resolvi parar um pouco antes deles pois já sentia o pé, apesar de ter passado xilocaína em pomada pra aguentar. Corri 20k no total e o pé piorou. Putz, faltando uma semana... Retornei ao médico e peguei outra guia pra fisioterapia e assim foi: de manhã, a tarde e a noite até a véspera da corrida.
Chegou o dia!
Acordei, coloquei o pé no chão e doeu. Minha mãe, já estava pronta e toda animada para fazer pela primeira vez seus 5k. Minha irmã e sobrinha se arrumavam para nos acompanhar. Sem que ninguém percebesse troquei de tênis mil vezes e experimentei a palmilha de um no outro, a do outro no um...fiz tudo para ver qual me traria um "desconforto" menor. Não teve jeito, xilocaína nele!!
Encontramos o pessoal lá, e toda aquela energia boa e ansiedade de todos os corredores, me deixaram mais tranquila, outro fator que me deixou mais relaxada foi o fato de não estar competindo, não ter que baixar tempo nem nada, hoje o dia era pra curtir o percurso e tentar completar a prova.

 Família Bressy e Família Piedade

Largamos! O começo do trajeto era conhecido já dos 14k que eu tinha feito no ano passado, Paty estava comigo e seguimos num ritmo confortável pra não desgastar logo de cara. A estradinha era de terra, estava um pouco molhada, com lama por causa da chuvinha que caiu antes, tinha que prestar atenção para não escorregar.






Depois de mais ou menos 6k, a corrida começou de verdade. Se achava que tinha que prestar atenção por causa da lama, estava enganada. Entramos numa single track, e a atenção foi redobrada. Muitos galhos, raízes, troncos e pedras que serviam de obstáculo. Tão fechado que o sol não entrava lá...que bom!!! Muitas vezes era necessário agachar para ultrapassar árvores mais baixas. Desta vez, sem a cobrança de baixar tempo, reparei em tudo que me cercava, mesmo mantendo a atenção na trilha e tentando antecipar os obstáculos à frente avisando a Paty que vinha logo atrás, e não podia nem pensar em se machucar pois vai encarar a MARATONA do Rio no próximo mês. Então, pude observar o rio do lado direito, que nos acompanhou boa parte desse trecho, nas teias de aranha GIGANTES nas laterais da trilha, aquela umidade gostosa, delícia respirar esse ar cheio de vida, ainda mais, compartilhar esses momentos com a Paty, grande companheira...

Minha tranquilidade e conforto estavam com hora marcada para desaparecerem....e não demorou muito. Acredito que perto dos 15k, a xilocaína evaporou e a sensação era que a sola do meu pé tinha uma ponta e toda vez que eu tocava o chão...uiiiiiiiiiiiii. E como se não bastasse, comecei a reparar que minhas pernas estavam cansadas, sentia muita dor nas coxas com qualquer subidinha boba, lembrei da aula de spinning pesada que dei no dia anterior e me arrependi profundamente de ter pedalado. Era hora de deixar a Paty seguir na frente.... vai lá amiga, estou contigo em pensamento!!!
E quando me ví sozinha, fiz algo inadmissível!!! Pelo menos pra mim.......ANDEI! Putz, que fase hein!!! Mas durou uns 20m, pois na minha filosofia: se arrastar ok, andar JAMAIS!! Assim, voltei para meu trote despretensioso, descompromissado, só na curtição...
Nessa hora, o percurso saiu na estrada grande principal, próximo a largada, era hora de seguir em direção a praia. Foi quando encontrei Tadeu e Adriano da AR23, tirando fotos, distribuindo água, incentivando os atletas...foi aí que Adriano disse a frase mágica sem perceber...disse assim: " Bora Nanda! Você está entre as 10!!! Imediatamente desliguei o modo passeio, e acionei o modo competição! A primeira providência foi olhar pra trás, para ter certeza que a posição não estava ameaçada. E, aparentemente não estava. Então, bora buscar quem está na frente! kkkkkk A cabeça funcionava assim, mas e o pé??? E a perna???? Nenhum dos dois respondiam....
Então tá, deixa pra lá, nada de buscar, mas será que dá pra manter a posição pelo menos?? Ah, vai ter que dar!!
Ainda assim, continuei aproveitando o percurso, curtindo a paisagem....fala sério! Correr na praia do Forte é show!!!



Quando eu ví, já estava voltando, lembro que eu procurava a placa de 17k e quando encontrei, era a de 18k, fiquei tão feliz!!!!! 
Por ter o tempo todo "corrido torto" pra aliviar o pé (esquerdo), a perna direita, coitada, já estava reclamando, doía tudo, canela, joelho....e ameaçava uma cãimbra...ah não! Falei sozinha...aguenta aí!!
O final foi uma mistura de alegria por terminar e tristeza, pois na verdade eu queria mais! Feliz de estar alí, e triste por não ter treinado como eu tinha programado...
Uma mistura de emoções que eu num sabia se eu ria ou chorava. Já na reta final, ví uma corredora lá na frente e pensei: Dá tempo de passar! Esqueci todas as dores e fui, passei e quando eu vi o pórtico estava lá minha torcida (família, a Paty, AR23) lembro de desabafar sem dó...só palavras bonitas!!! kkkk MISSÃO CUMPRIDA!!!! Tem sensação melhor??


E hoje...
Após o Running DAVENTURA, voltei ao médico e vou operar o pé o mais rápido possível. Terei um mês pela frente de recuperação e férias forçadas. Vou me cuidar, descansar e retornar 5x mais forte!! Afinal, faz parte!

Parabéns equipe DAVENTURA, foi sensacional!!
ps: Gustavo Chagas, topo fazer em 2013  42k!!

Obrigada AR23 pelo apoio, incentivo, lanchinhos e cuidados desde o simulado até a prova!!

Meninas: Nena, Iully, Aline e minha amiga linda Paty!!! Estarei na maratona com vocês de coração!!! É FACA NA CAVEIRA!!

Mãe: Parabéns pela sua belíssima participação, você é meu orgulho!!!
Dri e Gi: Amei a companhia de vocês!!!
Marido: Tenho certeza que torceu muito por mim nos seus sonhos!! kkkk (figurinha eu te amo!!)
Até a próxima!


ps: Ah, desculpem a bagunça de fontes utilizadas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Nanda! Na torcida pela sua recuperacao. Bju

Anônimo disse...

Fê, minha amiga atleta,você é linda! Orgulho, orgulho, muito orgulho de você, Fefucha!!! Em nenhum momento demonstrou qualquer ansiedade, desconforto, cansaço... Você é guerreira demais. Parabéns, minha amiga! É sempre maravilhoso está com você, compartilhando momentos. Beijo grande, Paty.

Nena disse...

Parabéns Fê!!!! Como falamos: Descansar nunca, DESISTIR JAMAIS...
E vamo que vamo....
Bejão!