Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





domingo, 27 de janeiro de 2013

Corrida do CT Gantuá - Reserva Sapiranga

Primeira prova de 2013 não podia ser melhor!! A corrida do CT Gantuá surgiu na hora certa. Estava morrendo de vontade de fazer uma corrida de aventura, voltando a treinar direito só agora , depois de 6 meses de castigo cuidando do pé. Era hora de testá-lo.
A prova seria disputada em dupla, logo comecei a procurar um parceiro (a) pra não ficar de fora.
A procura durou pouco, não acreditei quando Arnaldo se prontificou a me acompanhar.
Conheci Arnaldo no curso da FBCA de navegação para iniciantes, ele era um dos instrutores, sabia que se tratava de um corredor de aventura experiente, com muitas provas difíceis no curriculum, excelente navegador e não podia perder essa oportunidade. Mais do que depressa aceitei, antes que ele mudasse de idéia. Não tivemos muito tempo para treinar juntos, nos encontramos apenas duas vezes antes da prova, fizemos um treino de caiaque e funcional na areia. O resto foi na sorte, nenhum dos dois sabia nada sobre o outro, pontos fortes, fracos.... iríamos descobrir durante a prova.
 Mas a verdade, é que apenas o fato de estar com Arnaldo, me deixava tranquila.

O dia começou cedo, Arnaldo passou em casa pra pegar minha bike por volta das 5:30h, e saí logo depois com nossa equipe de apoio, minhas fiéis companheiras, mãe e tia (Silvia e Izilda).
Chegando no CT, na Reserva Sapiranga - Praia do Forte, já entramos no clima gostoso de competição, as equipes organizando seus equipamentos e alimentos, os navegadores concentrados estudando e discutindo possibilidades no mapa, os mais experientes dando dicas para os navegadores de primeira viagem.
O lugar era incrível, muito agradável, ví meu parceiro bem concentrado com o mapa, não podia acrescentar muito ali, então, ajudei de outra forma, fui colocar as plaquinhas de identificação nas bikes.


A prova: Caique

Foi num formato diferente, e achei o modelo interessante.
O caiaque seria tomada de tempo pra largada, éramos por volta de 60 equipes no total, entre as categorias light e pro. O percurso do caiaque tinha 1,2k. Seguindo a ordem dos números das equipes, largavam em baterias de 12. E após o retorno do último, em 2min era dada a largada da bateria seguinte. E assim foi. 
Saímos na terceira bateria, e a estratégia foi sair por dentro em relação a bóia de retorno. Sabia que seria difícil, pois pelo percurso curto, era pura explosão, particularmente uma dificuldade pra mim.
Dada a largada, vimos que foi um erro sair por dentro. Fomos prensados de forma que era impossível remar. O jeito foi manter a calma, deixar os outros passarem. Ficamos em ultimo e saímos loucos atrás do prejuízo. Cada ultrapassagem foi suada, e eu ia fazendo a regressiva em minha mente, 11, 10, 9... a cada equipe que deixávamos para trás. Chegamos em 5º, fechamos em 10min47seg, fiquei contente com a recuperação, e cheguei EXAUSTA!! 
Ainda tinham outras baterias até o resultado para a largada da prova, era hora de se recuperar, comer alguma coisa e aguardar.






O resultado do caiaque nos colocou no 3º gate de largada, ou seja, 4min de desvantagem em relação ao 1º gate e 2min em relação ao 2º. Estudamos as equipes da mesma categoria que estavam em nossa frente e as que estavam junto podendo ser uma ameaça. A nossa conclusão sobre tal reflexão foi óbvia. AO ATAQUE!

Largada: Montain Bike

Como a largada era na subidinha, Arnaldo já me alertou em ter o cuidado de deixar a marcha pronta para o trecho inclinado. Alguns não tiveram essa atenção e resultou em alguns acidentes leves na saída. Alguém nessa situação ao tentar girar o pedal pesado, não conseguiu dominar a bike, desequilibrou e caiu sobre mim, que também desequilbrei e fiquei numa luta pra num cair de jeito nehum e perder mais tempo. Nessa luta, meu parceiro já tinha ido e eu nem tinha visto pra onde. Saí que nem louca atrás dele, tentando ultrapassar todos que estavam pela frente, achei Arnaldo, ufa!! 
O primeiro trecho de bike, foi uma curtição, muitas equipes juntas, de várias categorias e parecia que era todo mundo uma equipe só. Achei uma certa graça, nunca tinha visto isso, essa colaboração entre as equipes, pois nas provas que tive oportunidade de participar, apesar de serem todos amigos, durante a prova, os concorrentes viravam inimigos mortais e se alguém perguntasse algo do tipo: Pra que lado vai? O PC está perto? Não teria resposta alguma, apenas o silêncio.
Ao mesmo tempo, apesar desse clima pacífico, era tenso! Pois estava todo mundo praticamente junto o tempo todo, tínhamos que acelerar pra pegar os que estavam logo alí na frente, e também prestar atenção aos que acompanham a gente de perto logo atrás, prontos pra dar o bote. 
Fizemos algumas opções erradas nessa parte do percurso, assim como outras equipes. Na tentativa de cortar caminho, pegamos um trecho de mato muito fechado, impossível de pedalar e quase impossível de arrastar a bike sem levar enormes galhos presos junto. O jeito foi tirar a desvantagem no trecho que se seguiu pelo asfalto até a transição para o trekking.




Segunda parte: Trekking

Não podíamos perder tempo. Arnaldo seguiu na frente para trocar a sapatilha. Cheguei atrás, tirei o capacete e estava pronta pra partir, peguei o gel pra ir tomando pelo caminho.
Nessa parte, não tínhamos noção de colocação, mas sabíamos que precisávamos acelerar. O trekking seria minha chance para tirar alguma desvantagem da bike. Pedi pra Arnaldo para tentarmos seguir num trote contínuo, sabia que algumas vezes teríamos que parar pra conferir a navegação, porém com o calor que fazia, e com as subidinhas do percurso, muita gente ia andar, e tínhamos que tirar vantagem disso.
O calor judiava e pra meu desespero minha água acabou. Arnaldo gentilmente cedeu a dele.
Alguns trechos do percurso eu reconheci da meia maratona do Running DAVENTURA do ano passado, percurso lindo, beirando rio, num single track delicioso. 
No final do trekking, alcançamos 3 equipes da nossa categoria, e demos uma apertada no ritmo, pra ficar colado mesmo, era nossa vez de dar o bote.
De volta a área de transição. Chegou praticamente todo mundo junto.


Trecho final: Montain Bike
Dessa vez a transição foi um pouco mais demorada, precisávamos nos recuperar do calor. Muita água na cabeça e parecia que saia fumaça, tamanho alívio que era baixar a temperatura. Muita hidratação, água e gatorade, mas, eu já estava desidratada, por mais que tomasse, parecia que a sede não ia passar nunca!
Vamos embora, última parte!
 Esse trecho de bike era um pouco mais longo que o primeiro, e foi marcada por lugares incríveis. Trilhas com paisagens indescritíveis, a natureza é muito linda mesmo!! Muitos single tracks dessa vez, e grande parte dos trechos de trilha, a terra era bem fofa. Sofri, porque meu estilo de pedal é: técnica 0 X 10 raça. Espero mudar isso em breve, mas treinando sozinha, não tenho coragem de me enfiar no meio do mato, então, só treino no asfalto. 
Nessa minha falta de técnica, o jeito foi usar o braço. Nos trechos que a terra era fofa e a bike ficava derrapando, como fiz força no braço!! Arnaldo me aconselhava vindo atrás. Dizia: Marcha leve e não pare de pedalar! Santo conselho! 
E nos single tracks, com tantos obstáculos à frente, galhos, troncos atravessados e gente vindo atrás, fui passando por cima de tudo do jeito que dava sem pensar muito. E foi a primeira vez que peguei trilha com essa bike, acho até que ela foi muito valente, porque  me joguei em tudo sem dó. 
Tivemos um acidente de percurso, foi um susto! Sacodimos a poeira, certificamos que estava tudo bem, e prosseguimos tentando não dar muita importância para não abalar o psicológico
Porém, a caminho do último Pc, o cansaço me pegou. Sem água de novo, com uma sede interminável, daquelas que nem saliva mais tinha pra engolir, boca seca meeesmo!!
Falhei em não tomar mais gel, o primeiro que peguei na saída pro trekking, não desceu direito, então não comi mais nada, e no final fez falta.
Arnaldo com sua experiência, tentava me animar com palavras de incentivo. Palavras de incentivo sempre funcionam comigo. Chegamos enfim no último Pc, e a informação que tivemos é que estávamos em 2ª lugar.
Ficamos animados e não perdemos tempo para cruzar a linha de chegada.
Enfim, CHEGAMOS!!!

A surpresa foi descobrir que estávamos em 3º. Como assim? Segundo informaram, realmente estávamos em 2º no último Pc, porém a equipe que vinha atrás, conhecia bem a área e soube tirar vantagem nesse pequeno trecho, chegando em nossa frente. Mérito deles. Então ficamos em 3º lugar categoria Pro misto. Ainda assim, muito satisfeitos com o resultado já que, considerando todas as categorias do percurso PRO, 32 no total. Ficamos em 7º Lugar, sendo a maioria dupla masculina. 
Minha avaliação foi: Excelente recomeço!!
Até a próxima!

 Agradecimentos:
Arnaldo querido, obrigada pela parceria, foi uma honra poder correr ao seu lado. 

Minha equipe de apoio: Silvia (mãe) e Izilda (tia), muito obrigada pela companhia! A presença de vocês e a ajuda durante a prova, tornaram esse momento ainda mais especial.

GM Condicionamento Físico, os treinos na praia estão dando resultado, sem dores no dia seguinte! Obrigada pelo apoio de sempre!

Dr Daniel Sadigursky meu médico do pé encantado. Obrigada pela paciência e cuidados. Agora deu certo! Muito obrigadaaaa!!!

Diana e Alan Equipe Gantuá, parabéns pela iniciativa. Idéia maravilhosa de conseguir unir num mesmo evento iniciantes e veteranos no esporte. E principalmente de realizar com excelência essa idéia, onde todos se divertiram, competiram e sairam felizes. Estrutura, pontualidade, equipe de staff, premiação, tudo nota 1000!!!



4 comentários:

izilda disse...

PARABENS, FERNANDA E ARNALDO PELA BELA CORRIDA. PARABENS AOS ORGANIZADORES: NOTA 1000 MESMO. ESTAMOS ESPERANDO A PROXIMA.

grandes amigos pet shop disse...

Parabens Fernanda,linda sua descriçao da cxorrida,minhas felicitaçoes para voce,Arnaldo e suas duas companheiras e parceiras muitos queridas,bjs e ate novas experiencias juntos!!!

Unknown disse...

Show!! Um dia passo por sua área de felicidade para participar de uma prova de aventura!!

Fernanda Piedade disse...

Ricardo, obrigada!! Parabéns pela sua persistência de terminar a prova mesmo com a bike quebrada. Superação total!!

Lu Bressy, tenho certeza que vc vai amar sair um pouco do asfalto!!