Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Novos conceitos

Como profissional da área de Ed. Física, sempre defendi que a musculação era fundamental como base para qualquer modalidade esportiva. Não importava o esporte, ela era a peça fundamental para fortalecer as articulações, músculos, ossos e tudo mais que envolvia o esporte escolhido.
Ainda acho a musculação uma ótima opção para esse trabalho preventivo de lesões e tal, mas hoje em dia, estando do outro lado, sendo cobaia de mim mesma, levando o esporte mais a sério e sentindo na pele os efeitos da atividade física, posso afirmar que existe vida fora da sala de academia.
Pra começar, o cenário em que vivo atualmente, torna a academia pouco convidativa, praias lindas, calor, coqueiros por toda a parte, pedem a prática de esportes out door.

Comecei a fazer treinamento funcional na praia há um ano atrás, realizado 100% na areia fofa, normalmente em forma de circuitos, utilizando equipamentos relativamente simples, mas que usando a criatividade e os conhecimentos, um amigo Glauco Menezes, conseguiu tornar o treino muito eficiente, prazeroso e difícil ao mesmo tempo, diversificando estímulos, ou seja, hora priorizando o sistema cardio vascular, hora a resistência muscular, alternando trabalho de força, explosão, aeróbio, anaeróbio..e por aí vai.

No começo insisti em conciliar a musculação com a areia, mas como meu trabalho na musculação era apenas fortalecimento para correr, percebi na pele que a areia estava dando conta do recado muito bem, não tinha pernas pro treino na academia e mais a corrida..era muita coisa...

Ainda era difícil abandonar a musculação, então continuei apenas para treinar os membros superiores.
Parei para  operar.
Após 2 meses da cirurgia do pé, eu estava desesperada pra fazer alguma coisa, qualquer uma...e como a corrida ainda não podia fazer parte dos meus planos, nem areia nem nada, a saída foi começar a nadar.
Fiz natação apenas quando criança, cheguei a aprender os 4 estilos, mas parei de praticar.
Durante um tempo, dei aula de natação, mas nem assim eu me rendia a cair na água.
Bom, dessa vez, era minha única opção.
Lá fui eu acompanhada de meu marido para a primeira aula. Ainda bem que tinha companhia, talvez não tivesse continuado.
Nas primeiras aulas, o estranho era estar dentro d`água obedecendo as ordens do professor, sendo chamada atenção quanto à execução de alguns movimentos, eu sempre fiz isso, sabia como fazer, mas nunca tinha me visto...e não achei ruim não, apenas um experiencia diferente, e eu me dedicava ao máximo para conseguir fazer tudo certo e melhorar minha performance. Afinal, se é pra fazer, que seja direito!
O começo foi difícil, além de estar parada há 2 meses, na água eu tinha menos fôlego ainda, a sensação era muito ruim. A parte boa é que a evolução era muito rápida e isso empolgava para querer mais. Investi em pé de pato e palmar, e em 4 meses eu estava nadando 3000m tranquilamente e muito mais definida nos membros superiores do que uma vida na musculação rsrsrs.
Aí eu me convenci. Era hora de mudar de ares e viver coisas novas. Saí da academia. Bom, pelo menos no verão, pois no inverno como só chove e venta muito, é capaz que eu tenha que me render ao coberto.
Por enquanto estou muito satisfeita com natação e areia como base para me manter  fortalecida e sem lesões para realizar meus desafios desse ano.
Maratona Internacional de São Paulo.
E a volta da Ilha de Itaparica 360º remando (uns 80k em 2 dias)
Sem contar as provas que serão decididas em cima hora..kk
Engraçado que quando digo que vou para a Maratona de São Paulo, as pessoas torcem o nariz dizendo: tanto lugar para correr e você vai para São Paulo? Sim, explico. Existem muitos motivos.
O primeiro é comemorar com uma grande amiga que melhoramos de nossas lesões (nós 2 ficamos meses de castigo em 2012 com muita dor e fisioterapia cuidando dos pézinhos)
E o outro motivo é que apesar de não ter a menor vontade de morar em Sampa novamente, adoro ir como turista srsrs e acredito que cada km do percurso, irá me trazer boas lembranças de uma vida maravilhosa que tive lá. Vai ser show!!
Então, vamos treinar!!
Bom fim de semana!!
Beijo Fê



4 comentários:

Anônimo disse...

Estou torcendo por vc! Bons Treinos!

Unknown disse...

Amigucha!!!! Mto boa a atualização!!!!!! Concordo totalmente que fazer treino de fortalecimento outdoor eh mto mais gostoso!!!! Quero tb!!!!!
E a Maratona de São Paulo que nos espere....vamo q vamo kkkkk!!!!! Superação após as nossas lesões!!!!
E qual o proximo desafio???? rsrsrsrs
Amooooooooooo Fefucha!!!!!!
Morro de saudades
bjao

Anônimo disse...

Fê, fiquei feliz ao ver que vce está dando a volta por cima e diversificando suas atividades. Só não gostei da volta na Ilha de Itaparica...

Ricardo disse...

Muito legal o blog,Parabens Fe........
Ricardo