Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





terça-feira, 14 de maio de 2013

Estágio de speed

A mudança pra Bahia me proporcionou um contato com o esporte ainda maior. O ambiente praiano respira atividade física, principalmente out door. Sou multisport, adoro tudo (só não me chame pra jogar futebol que   não levo o menor jeito) o resto, até que me viro. Claro que tem modalidades que pratico com maior frequência pela facilidade, como a corrida por exemplo, que é só colocar o tênis e tchau, onde quer que esteja. Na medida do possível, procuro variar as modalidades no decorrer da semana e tento praticar 3x cada: natação, pedal e corrida, além da musculação e funcional na areia, então, pra conseguir cumprir essa rotina, normalmente treino 2x no dia. De manhã e de noite.
O pedal, sempre foi de montain bike, pouco em trilhas, normalmente no asfalto mesmo por falta de companhia. 
A speed sempre foi algo distante, nunca tinha sequer subido em uma, mas sempre adorei assistir o Tour de France e outras provas tradicionais de ciclismo. 
Eis que, uma amiga que começou a treinar triathlon, sempre me convidava para treinar junto, mas de MTB ficava inviável. Na verdade eu estava louca pra aceitar o convite e ter essa nova experiência esportiva. Também queria companhia, porque às vezes treinar sozinha, faz com que se mantenha sempre dentro da sua zona de conforto, e acaba por não render.
Decidi de repente que trocaria a MTB pela Speed (já que ter as duas não dava $$$) sem pensar muito, peguei minha bike e fui no Ramiro trocar. Saí da loja com a speed sem nem subir, ela era tão fininha, que não tinha coragem!! srsrs Já levei também a sapatilha (nunca tinha pedalado de sapatilha) hora de conhecer coisas novas!! Liguei pra Karen (a amiga triatleta) na mesma hora,   ela pediu que eu fosse até sua casa, pois ia me ajudar a entender o novo brinquedo.


Fomos numa rua tranquila perto da casa dela, com asfalto lisinho e Karen me deu aula. Sério, parecia que era a primeira vez que estava subindo numa bike. A finura dela, me causava uma certa tensão, de modo que, eu ficava tão dura sobre a bike que nem curva conseguia fazer. Lembra disso Karen? kkkkkk
Depois da aula, primeiro treino marcado, seria no dia seguinte as 5h da matina e já ia encarar quase 50k.

Acordei ainda escuro, estava ansiosíssima para a estréia real do brinquedo (ainda de tênis). Nesse dia, além de Karen, estava o Luciano (marido dela) que pedala super bem e mais dois, sendo um o treinador deles do triathlon, com um currículum de Irons e outras competições. Percebi que era treino de gente grande, será que ia acompanhar? Só tentando pra saber...
Acompanhei na medida do possível, achei bacana a divisão de aquecimento, parte principal e "soltar" como dizem. Era praticamente uma aula de spinning na rua, só que muuuuuuuuuuuito mais emocionante! A fininha vooooooooaaaaaaaaaa! Que delícia! AMEI!
Resolvi fazer 40k, e enquanto eles finalizavam os 50k, fui dar uma corridinha "pra soltar", pois a nova posição inclinada, e outras partes... se é que me entendem, incomodaram um pouco.

Foram praticamente 2 meses de speed, e senti que a nova modalidade me proporcionou, um aumento natural do volume de treino, já que a velocidade é maior, quando você faz um pedal curto é pelo menos um treino de 30k. Também pelo uso da sapatilha, reparei que tive ganho de força e massa muscular principalmente na parte posterior da coxa. A experiência como ciclista e frequentando alguns treinos do povo do triathlon com transições bike x corrida, vi que essa tribo joga duríssimo! Correr é uma coisa, correr  forte depois de pedalar forte, é outra completamente diferente!  As pernas não respondem... só depois de um certo tempo. Exige muito treino mesmo para adaptar a musculatura nessa brincadeira insana. Bom, fiquei mais fã ainda dos triatletas e faço questão de participar de uma prova de triathlon esse ano, só pra sentir na pele a emoção.

Ainda assim, sempre que surge uma prova de aventura, eu fico doida pra fazer. ADORO! É incrível como nessas horas começam a aparecer vários convites, e fui ficando triste de recusar.
Surgiu outra prova de aventura para fazer. Foi quando comecei a cogitar a ideia de voltar pra MTB. Meu parceiro Arnaldo, da Olhando Aventura, nem sabia que eu havia trocado de bike, e quando soube, me aconselhou a não agir precipitadamente, ele disse: Você deve ficar com o equipamento que melhor te  atende, se fosse preciso, arrumava uma bike emprestada para corrermos a CICA.
Pensei muito no conselho de Arnaldo... então:
A experiência foi maravilhosa, mas como no momento não posso ter 2 bikes, optei por retornar ao MTB. 
Quero fazer algumas provas de aventura ainda esse ano, e não tem cabimento deixar uma bike parada em casa e sair que nem louca atrás de MTB emprestada ou alugada pra poder participar. Ou mesmo, toda vez que quiser pedalar, ter que colocar a bike no carro e ir até um local onde o asfalto tenha condições de treino e principalmente segurança.
Sei que, terei uma speed de novo! Mas por agora, bora voltar pro mato!
Ramiro e Jéssica, ainda essa semana estarei aí na loja para mais uma vez me ajudar na transição de equipamentos. Confio 100% em vocês!

                                                  As magrelas chegando do treino

AGRADECIMENTOS:
Aos queridos amigos, Karen e Luciano, pela companhia maravilhosa nos treinos, paciência, dicas, aulas....
Adorei cada minuto. Por enquanto continuaremos apenas com a natação e corrida.... Vamo que vamo!

Ao Alê, meu marido, que entende minha falta de sossego rsrsr, sabe que quero fazer tudo ao mesmo tempo e ainda assim, sempre me apoia. Love you!

Bora pedalar!

Nenhum comentário: