Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





segunda-feira, 27 de maio de 2013

RUNNING DAVENTURA 2013

Cada prova é uma prova. Por mais que o percurso seja o mesmo, cada corrida é única, trás novas experiências e lições...
Ano passado, corri para completar apenas, sem pensar em colocação, o pé estava lesionado e a cirurgia já  marcada.
Esse ano, o mesmo pé estava lesionado, porém em outra região. Como essa dor incomodava muito mais que a outra, fiz uma infiltração 2 semanas antes para ter conforto durante a prova. Pois pra quem não conhece os 21k do Running, é a meia maratona mais pesada da Bahia, bem como a mais bela. Já é dura se você está inteira, imagina  se já começa quebrada? Os treinos também não estavam lá essas coisas, por conta da dor, já não treinava mais tiro, corria sempre num ritmo confortável pra incomodar menos. Fiz um longão uma semana antes do Running, quando a infiltração fez efeito e a dor diminuiu, ainda assim, foi no asfalto plano, ou seja, longe da realidade do percurso da prova.
Já lá na arena, conversando com uma amiga corredora, comentei que tenho que largar tranquila pra crescer durante a prova, pois se saio num ritmo forte, quebro no meio. Ainda assim, queria fazer a prova como se fosse a última, pois realmente talvez seja a última longa de corrida por uns tempos, tenho que tratar do pé direito, para que fique 100% de novo.




LARGADA
Os homens esse ano largaram 5 min antes. Até o ano passado, as mulheres largavam na frente, e sempre éramos atropeladas, a organização resolveu testar o contrário.
Me despedi de minha mãe que se preparava pra encarar os 5k, nos abraçamos, desejamos boa sorte e nos separamos.
Me posicionei na frente e largamos.




E aí me peguei fazendo exatamente o que comigo nunca funciona. Saí forte, percebi porque chegamos rapidamente nos últimos homens, e chegando nos 5k olhei  meu cronômetro, marcava 25min. Ví que estava forte pro meu ritmo habitual, isso era velocidade de asfalto, não de terra, lama, raízes, troncos, areia fofa, riachos... e pensei: Vai faltar perna pro final. Estava consciente que o estrago estava feito, mas o pé não doía, parecia estar confortável,... e pensei de novo: Já que vai faltar lá na frente, é melhor garantir agora, pra não ficar muito atrás no final. Mantive o ritmo o quanto pude. Nesse meio tempo, encontrei meu parceiro de aventura Arnaldo, que tava de bike e me deixou mais animada, me acompanhou até entrar na single track.
Aí a brincadeira começou de verdade. Tinham muitos obstáculos, muita gente caiu, bateu a cabeça, torceu o pé, a atenção tinha que estar redobrada nesse trecho. Correr agachando, pulando e desviando, cansa a musculatura muito mais rápido, era melhor diminuir o ritmo. A sorte por enquanto, era que a mata estava bem fechada e nessa hora não pegávamos sol, mas a sede já estava incomodando fazia tempo.
A parte de single track tinha muita gente junto, naquela fila indiana, e alí soube que estava em 2º.

O mais engraçado dessa parte foi a reação dos homens. Éramos 2 mulheres, as primeiras dos 21k, e quando pedia pra ultrapassar, ouvi todo tipo de coisa, desde "Passa por cima" de algum incomodado por ser ultrapassado por mulher, até "Vamos abrir galera, a ELITE feminina tá passando" Elite? rsrsrs Me senti a Marily, estufei o peito e fui!! kkkkk Tinha que aproveitar meus segundos de elite..kkkkkkk

Bom, mas deixando as brincadeiras de lado, estava prestes a cometer mais um erro, primário até. Foi mais forte que eu. Nos 11k, o primeiro ponto de gatorade, eu estava completamente seca e não resisti. Parei, virei 2 copos direto e saí correndo. Claro que não deu certo. Pouco tempo depois a terrível dor de facão me pegou. Diminuí muito o ritmo, fiquei num trotinho bem leve e Angela me passou. Trocamos algumas palavras de incentivo e ela sumiu rapidamente.
Quando me recuperei da dor de facão, saímos da trilha fechada fresquinha para o forno, em direção à praia. A trilha agora era de areia muito fofa, muito branca e muito quente, o ar parecia parado, nada de vento. As pernas começavam a reclamar da resistência da areia, e juro, estou super acostumada a correr na areia, mas nesse ponto eu estava com dificuldades, olhei pra baixo e meu tênis estava desamarrado. Parei rapidamente pra amarrar e senti um ventinho. Olhei pra frente e Teka tinha me passado. Passou firme, num ritmo tão consistente que nem tive ânimo de acompanhá-la. Continuei no passo do elefantinho, até que enfim cheguei na PRAIA! Aí sim, bateu uma brisa, naquele cenário lindo, ouvir o som das ondas, deu um ânimo e aumentei o ritmo. O trecho na praia era curto, mas estava inclinado, bem na posição que incomoda o meu pé, e ele resolveu mostrar que não estava gostando daquele esforço. Diminuí de novo, voltei pro trotinho e com ele a areia fofa, o ar parado, aquele bafo....dores, dores e dores..
É incrível como em questão de poucos segundos, passa milhões de coisas na nossa cabeça. Pensei tudo muito rápido, mas se eu for descrever aqui, vou ficar até amanhã. Então vou direto para a conclusão.
Resolvi mudar o foco da prova. Antes queria resultado, mas caí na real, e não valia a pena o esforço, pra piorar ainda mais minha lesão, já que, se estava incomodando com a infiltração, imagina quando passar o efeito? Não devia ter forçado tanto o ritmo, não devia ter me importado com colocação, apenas fazer minha prova tranquila, resolvi andar um pouco, e apesar de odiar fazer isso (odeio andar em prova de corrida) foi a melhor coisa que fiz, na mesma hora meu pé respondeu com um certo alívio, como dizendo: "Até que enfim você entendeu o recado heim minha filha!" Nessa hora, Claudia me passou, fiquei feliz por ser ela, pois lembro no ano passado ela foi picada no percurso e sofreu bastante. Dessa vez ela estava ótima! Trocamos algumas palavras e logo ela sumiu. Continuei mais alguns minutos no meu passeio turístico e quando avistei o posto de hidratação, voltei a trotar. Me abasteci de água, afundei os braços no gelo, joguei algumas pedrinhas de gelo por dentro da camiseta e deu um UP! Tava pronta pra finalizar a prova, faltavam 3k, só de subida.. 
Chegando na estrada de terra que levava ao pórtico estava Gustavo (GAIA) de bike e me acompanhou  até próximo à chegada. Na minha incrível velocidade de 8km/h....kkkkkk




Enfim, com dor, com calor, feliz, eufórica, com fome, com sede, realizada, satisfeita, adrenalizada, quebrada, nessa mistura toda, quando chegava pra passar o pórtico escutei uma voz me chamando: Fêêêêê!! Olhei, era minha mãe atleta linda com um sorrisão me esperando. A alegria estava completa, missão cumprida!!

Resultado: 1º Lugar categoria ADULTA 30, e 6º Lugar GERAL




DAVENTURA, parabéns pelo belo evento! Cada ano melhor! 

Agradecimentos:

Mãe, obrigada pela maravilhosa companhia sempre! Estou orgulhosa de sua evolução na corrida, parabéns!
GM Condicionamento Físico pelo treinamento na areia e companhia nos treinos de pista.
Dr. Daniel Sadigursky, obrigada por tornar possível realizar a prova com menos dor e mais conforto.
As assessorias:
AR23- Pelas fotos e água durante o percurso.
2E - Por cuidar das minhas coisas, vocês foram muito bacanas.

Valeu povo!! Domingo que vem tem CICA!!! Vamos que vamos!

ps: Gaia,
Arnaldo e eu, estamos esperando você arrumar uma parceira pra CICA....vamos ver quem atropela quem...rsrsrs





3 comentários:

Unknown disse...

Fernanda

Esta foi a sua prova. Mocinha parabéns pelo excelente resultado. Jogou duro. E para os homens que estão achando ruim ser ultrapassados por mulheres dá a dica: Vai treinar rapaz se não quer ser ultrapassado!!! risos!!

Eu amei a corrida dos 21k. Ela é difícil mas o sabor de estar correndo na natureza torna-a mais suave. Muito bom mesmo!!! Tão bom que se eles inserirem 30k vai ser meu próximo desafio.

Abração mocinha e obrigada pelo apoio nas vésperas da corrida

JOSÉ AMÂNCIO NETO - CORREDOR DA 3ª IDADE disse...

Relato impressionante! Gostei muito. Você é uma guerreira. Parabéns. Abr

Cassinha disse...

Parabéns Fernanda pelo relato e pela excelente prova. Eu ti vi chegar e nossa pensei, mais uma que arrasou só em completar os 21km.
Também fiz a prova, mas ainda sou uma iniciante fiz os 8km. Quero saborear todos os percursos.
Boa recuperação, bons treinos e boas provas.
Bjs.
Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/2013/05/os-8km-mais-inesqueciveis-da-minha-vida.html)