Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O caminho do pódio - CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO

Tudo começou em janeiro quando peguei o calendário anual de corridas no site da FBA (Federação Baiana de Atletismo) para escolher as provas de 2011.  Afinal, preciso de metas o ano todo para não diminuir o ritmo de treino. Quando ví a Corrida da Emancipação, fiquei toda animada, já que seria a única prova realizada aqui em Lauro de Freitas. Mas tinha tempo ainda, pois a prova seria em julho. Participei de outras provas nesse meio tempo e quando estava chegando a data, fui atrás de informações sobre inscrição, valor e tal. E para minha tristeza, a única prova que seria realizada aqui, não iria acontecer. Enfim, eu continuava os treinos para a meia maratona da Bahia em setembro.
Na primeira semana de agosto, mais precisamente no primeiro dia de agosto, estava navegando na internet  procurando (não me lembro exatamente) algo sobre a meia maratona e acabei entrando errado no site da FBA. E não acreditei no que eu li. Logo de entrada dizia: X Corrida da Emancipação de Lauro de Freitas acontece no próximo domingo 07/08/2011. Não podia ficar fora dessa! Procurei as informações e estava decidida a fazer minha inscrição no dia seguinte.
No mesmo dia, no fim da tarde, comecei a ficar estranha, mole, com dor de cabeça... pensei: Ah não, agora não! Tomei um paracetamol pra tentar cortar os sintomas, nem treinei e fui deitar. Dormi. Acordei pior! Me arrastando, nem fui trabalhar.
Decidi que ia ficar a semana quieta, recuperar as forças porque eu ia correr domingo de qualquer jeito. No final da semana um pouco melhor, fiz a inscrição. Agora, só queria participar.
Chegou o dia!
Acordamos cedo (minha mãe, super companheira foi junto) pois tinha que retirar o kit, número de peito e tal.


Conforme os atletas iam chegando, percebi que os "quenianos" ("queniano" é um jeito carinhoso que eu chamo os atletas de elite, aqueles profissionais que não correm, voam) estavam marcando presença em peso, pois teria premiação em dinheiro. Comentei com minha mãe: Ih mãe, acho que vou correr pra tentar não chegar em último!
O pessoal começou a alongar, aquecer no trote leve, alguns faziam sprints curtos, e isso já era sinal que a galera ia largar em alta velocidade!! O percurso era bem curto (aproximadamente 6k), mas quem me conhece sabe que velocidade definitivamente não é meu forte, vou melhor na resistência, mas já que se está na chuva, é pra se molhar, então bora aquecer os motores!!


                           A presença e o apoio moral de mamys foi fundamental!!!

Hora da largada.
Queria sair na frente, mas tive o cuidado de me posicionar logo atrás do pelotão da Elite para não atrapalhar e não ser atropelada!

                                      Contagem regressiva: 5, 4, 3, 2, 1




Começou! A elite se mandou, claro! E nós, corredoras "normais",  formamos um segundo pelotão. Deviam ter umas 7 mulheres correndo juntas, fazendo aquele revezamento de quem puxa. Procurei me manter próxima para não ter problemas em ultrapassar depois. Passando pela placa de 1k, olhei no relógio que marcava 4:12, abaixo do meu ritmo de treino. O sol e o calor começavam a incomodar e cheguei a ficar na duvida se conseguiria aguentar esse ritmo. Mas estava bem e resolvi manter.
Chegamos na metade do percurso, hora de fazer o retorno e voltar pelo mesmo caminho. Nessa hora reparei que nosso "pelotão" estava se desfazendo, as meninas começaram a diminuir o ritmo, ocasião em que me distanciei um pouco, pensando que poderia "descansar" se é que isso seria possível, quando percebi que outra começava a se aproximar. Ela me alcançou. Minha frequência estava alta, bem alta, longe da minha zona de conforto, mas ainda assim estava bem e por um trecho corremos lado a lado.
Percebi pela respiração dela, que estava mais próxima do limite que eu, que seu esforço era maior, mas ainda assim a moça era bem determinada e estava decidida a vencer. Só que eu também estava.
Ali, lado a lado com a moça, comecei a pensar numa estratégia para vencê-la. A respiração dela estava ainda pior, e no ritmo que estávamos eu também já estava virando pó. Uma vozinha  falava comigo: Aguenta, falta pouco, falta pouco!!
Estávamos no último km, ainda havia uma subida leve e uma reta até o pórtico de chegada. Como nossa frequência que estava no céu de tão alta, a tal subida leve, mais parecia uma parede e a voz continuava.....Falta pouco!
Então, encontrei a estratégia perfeita. Na subida eu ia forçar um pouco mais o ritmo e manter até o final, e se ela não ficasse para trás, então eu não tinha mais o que fazer.
Chegou a subida, eu acelerei, bagunçou toda a respiração, mas fui assim mesmo hiperventilando pra tentar controlar a situação até passar pelo pórtico e........ufa!!! Consegui!!! Cheguei!!!





Não que a moça tivesse ficado totalmente para trás (chegou 4s depois) e assim que eu dei uma recuperada fui direto cumprimentá-la. Super simpática, também moradora de Lauro de Freitas.

Depois conheci a Dani, de Salvador.  Durante o percurso falamos rapidamente e conversamos melhor após a chegada.
Excelente corredora!


A organização da prova estava ótima, tudo ocorrendo dentro do horário e conforme o programado. Agora, era aguardar a premiação, pois havia a chance de pódio na categoria.



Com a premiação do geral feminino, descobri que peguei 7º lugar, atrás da elite e todas eram de fora, Salvador, Feira de Santana.. só feras!!!


                                         Premiação Geral feminino
                                       Premiação Geral Masculino

A prefeitura de Lauro de Freitas, para incentivar as atletas locais, também premiou as 5 primeiras, e não acreditei quando ouvi meu nome no microfone anunciando o 1º Lugar. Depois da semana difícil, não tinha como estar mais feliz!!!

Recebendo a premiação do vice -prefeito

Resolvemos ficar até o final da premiação de todas as categorias para prestigiar os atletas. A Dani, minha nova companheira de provas levou em sua categoria!

                                       Parabéns Dani!!

Logo depois da premiação da Dani, era a minha categoria e me chamaram de novo! Muito feliz!!!


                                       1º Lugar categoria adulta 30

Inacreditável, uma corrida que quase não teve, e depois que eu quase não corri. Consegui completar, dando o meu máximo e ainda voltar pra casa com 2 troféus de lembrança desse dia inesquecível!



Agradecimentos:

Agradeço a minha família, por sempre me incentivar. Em especial, minha mãe, pela companhia sempre e ainda pelo trabalho de fotógrafa. Ao meu marido que mesmo exausto, madrugou para dar carona.
Ao Léo meu cão filho, por me acompanhar nos treinos e me puxar (literalmente) nos treinos de sprint.
A ZAF-Atelie de Publicidade pelo patrocínio.
Ao meu querido amigo André da Equipe Brutus, que me ensinou a correr com "sangue nos olhos" e que mesmo de longe me acompanha sempre!
Aos meus amigos Ramiro e Jéssica pela torcida e apoio sempre!

Até a próxima!!

2 comentários:

Marina Galeano disse...

Caraca, hein, a menina tá voando baixo!
Amei o post, Fer. Fiquei agoniada com o final da corrida, pra saber quem tinha chegado na frente, você ou a Dani! Hahahahahah E a sra. é uma excelente estrategista hein! Analisa os concorrentes e traça seu plano! adorei!
PARABÉNS pelo resultado!
Beeeijos e boas corridas

Fernanda Piedade disse...

Má querida, obrigada!! O negócio foi tenso do começo ao fim. Quanto a estratégia, aprendi com nossos companheiros da FAAP, e deu certo!!
beijosssss