Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cheiro de acarajé

Tudo tem cheiro. Pessoas, ambientes, lugares e muitas vezes reconhecemos algo pelo cheiro. A Bahia sem dúvida cheira acarajé. A prova disso é que ao pousar no aeroporto internacional de Salvador, e passar pela porta de saída, vem aquele cheiro como em desenho animado que o aroma faz um caminho direto para o nariz. E quando você olha, está lá, a baiana fritando os bolinhos. E você pensa: Sim, cheguei na terra do axé!
Como paulista já meio baiana, eu adoro acarajé. E já me deliciava nos tempos de turista por aqui. Mas, como toda turista desavisada, também já tive meus momentos de desespero com a guloseima em questão.
Certa vez, fui comprar logo que cheguei, afinal férias na Bahia, tinha que começar comendo acarajé. Quando a baiana perguntou como eu queria, quente ou frio? Não hesitei em responder quente. Claro né, vou querer o negócio frio? E nem reparei na preparação. Peguei e dei logo uma mordida gigante! Meu DEUSSSSSSSS!! Fui até a lua e voltei 3x em 5 segundos!! Estava mergulhado em pimenta!!  Reparem, molho de pimenta eu como numa boa, mas o que era aquilo??? Chamem os bombeiros!! Tem um incêndio na minha boca!! Lágrimas escorriam, mal conseguia respirar, gente do céu.....que mico! Bebi tudo de todo mundo que estava perto, e nem assim aliviava. Cuspi, fiz bochecho, e tudo mais que podia pensar naquele momento, e a impressão que tenho é que durou uma eternidade para passar aquela sensação. Recuperada, fui falar com a moça que vendeu. Algo do tipo: Vem cá, tá querendo me matar? E a resposta meio que tirando um sarro: Oxi, você pediu quente!
Bom, aprendi do pior jeito que não se pede nada quente por aqui. Mas, ainda acho que ouve uma pitada de maldade pois percebendo que eu era de fora a pergunta podia ser: Com pimenta? Mas tudo bem....
Comecei a comer acarajé só com camarão, não ia muito com a "cara" dos outros ingredientes. Mas sempre minha mãe falava que era bom, que devia experimentar e certo dia incluí o vatapá. E sim, era bom! Mas...
como tudo comigo parece ser mais difícil, a inclusão do vatapá que eu não estava acostumada, rendeu 3 dias de rainha sentada no trono!
Mais uma lição aprendida, vatapá é bom? É, mas como tem ingredientes muito fortes e eu sou "meio sensível" tem que ser fresquíssimo e de preferência feito pela Mara (prima de mamys) ou pela Irá (nossa prendada vizinha) que cozinham maravilhosamente bem e eu nunca passo mal.
Agora, vivendo aqui, não como muito. Ás vezes, de domingo de aperitivo. Já o pessoal que é daqui...acho que faz parte do cardápio diário, é incrível.
Durante a semana no trabalho, a tarde bate uma fome e vou comprar castanha de cajú, empadinha e sempre vejo as mesmas pessoas na barraca do acarajé. É o lanche!
Até na academia que dou aula esporadicamente, perguntei para a aluna que ia iniciar o treino se estava bem alimentada, já que momentos antes tinha saído uma passando mal porque não comeu. A resposta foi: Ah sim, acabei de comer um acarajé! Aff, como assim? Antes de treinar? Bom, deixá pra lá...
Moral da história. Se você não é daqui, coma acarajé frio e de preferência, pergunte para alguém onde tem um "bom acarajé". Qualquer um saberá responder!!
Bom dia!!!! E segue uma fotinho do protagonista..
Ah, para as mais prendadas, se quiser fazer em casa...segue receita