Após um ano e três meses de vida praiana, e sendo minha nova cidade um local visitado por turistas o ano todo, já vi e vivi algumas experiências. Longe de saber tudo (isso é impossível) mas não custa nada dividir as informações para tentar prevenir certas vivências desagradáveis que podem estragar as férias de quem fica longe da praia o ano todo. Principalmente aos pais com filhos pequenos.
Seguem algumas dicas:
1- Você está tranquilamente fazendo uma caminhada pela areia molhando os pés na beirada da água. Eis que, numa dessas idas e vindas das ondinhas, aquela água viva faz questão de passar pelo seu pé ou tornozelo trazendo junto aquele ardor desagradável. O que fazer? Xixi? Melhor não né...
- Na hora, água do mar ou vinagre. Isso ajuda a reduzir a dor. Se ela for intensa, faça uma pasta com vinagre e farinha de trigo. Nunca lave o local com água doce.
Agora, por experiência própria posso dizer que não precisa se assustar caso "pise" na água viva. Na sola do pé, o efeito é nulo, o único susto é o som do estouro.
2- Com o calor insuportável, você vai até a água se refrescar, e como a visão é prejudicada pelas ondas, você pisa na pedra e corta o pé. Primeira dica. Mantenha a calma! Não faça como eu que com o susto pulei e caí em outra pedra resultando em machucado em dobro, sem contar o mico!
- Lave com água e sabão para evitar infecções e cheque se a vacina de tétano está em dia. Se o corte for superficial, não precisa de curativo. Se for profundo, é necessário levar ao pronto-socorro.
3- Coisas que eu sempre vejo:
É fato, se ficar algumas horas na praia (com pedras) verá pelo menos uma criança ou um surfista pisando no ouriço. O correto a fazer é:
- Faça uma imersão em água morna e sabão, para diminuir a dor e a inflamação, e não deixe a criança apoiar o pé no chão. Jamais arrisque tirar o espinho. Isso deve ser feito no pronto-socorro.
4- Crianças no calor intenso, brincam muito e suam o tempo todo. Assim, aparece a brotoeja. O melhor a fazer é:
- Dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1 litro de água. Enxágüe a criança com este produto ao final do banho. A mistura dá sensação de frescor e reduz o problema.
Final do ano está chegando, hora de começar a planejar as férias!!!
Fernanda Piedade
Fonte: Lucília Santana Faria, coordenadora médica da UTI Pediátrica do Hospital Sírio-Libanês
3 comentários:
Fê, muito legal essas dicas!!!!
Poxa não pode fazer xixi!!!
hehehe
bjs
FER, eu ia detestar estourar uma água viva com a sola do pé! Arghhhhhhhhhhhh
Utilidade pública esse post!
Beeeijo
Alê, vc prefere fazer xixi? Boa sorte!
Marinão, realmente não é nada agradável, mas a gente acostuma..kkkk
Postar um comentário