Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





quinta-feira, 18 de julho de 2013

Desafio Pojuca - Um pouco de história

Neste fim de semana tem o Desafio Pojuca de Montain Bike, percurso de 40k  de muitas ladeiras e alguns single tracks pelo que me informaram. Mais uma vez com a equipe Ramiro Bike Shopp! Obaaaaa!

O interessante nisso tudo, é que, além de todo esse clima de prova e competição, reencontros com os amigos doidos de pedal, ainda conheço lugares incríveis.
Há duas semanas estive em Tanquinho e amei! Apesar de um pouco perdida na prova! rsrs
Dessa vez, vou arrastar marido, irmã e sobrinha de companhia e resolvi pesquisar um pouquinho sobre o lugar que será palco da brincadeira do fim de semana.


Segue informações:

Pojuca



hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a chegada de Tomé de Sousa, em 1549, pisou as terras incultas da Bahia o intrépido bandeirante Garcia D´Ávila, estabelecendo-se nas terras onde está situado o atual município de Pojuca e partiu para o desenvolvimento de densa floresta; contribuindo para o povoamento da região, posteriormente, introduziu-se Mata de São João, onde se edificou o castelo da torre. Data de 1612 o movimento colonizador, verificando nas terras marginais dos rios Pojuca, Jacuípe e Joanes, que se atraíram pela sua fertilidade, diversos colonos, os quais ali se fixaram, fazendo erguer-se das matas incultas, pequenas comunidades.
A primeira povoação surgida no território do atual município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo, as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva, que fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos.
Com o decorrer do tempo, foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas, conhecendo a povoação apreciável progresso, uma conseqüência lógica do seu aumento populacional.
O Distrito criado pela Lei Municipal de 5 de setembro de 1892, figura na divisão administrativa do Brasil, relativa a 1011 com o componente do município Sant'Ana do Catu.
Em virtude da Lei Estadual N° 979 de 29 de julho de 1913, criou-se o município de Pojuca, com o território desmembrado de Sant ´Ana do Catu (atual Catu), começando a chamar-se assim a partir de 26 de outubro de 1913.
Na divisão administrativa do Brasil, concernente a 1933, o município de Pojuca apresenta-se subdividido em dois distritos, o da sede e o do Miranga, mantendo-se essa formação distrital nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1937, como também no quadro anexo de decreto Lei N° 10724 de 30 de março de 1939.


Significado do Nome

O termo Pojuca, segundo Teodoro Sampaio, é corrutela de iapó-iuca, que significa o pântano, o estagnado, o podre; para os naturais é usado o gentílico “pojuquense” ou “pojucano”.


Gentílico:
pojucano, pojuquense

População:
33.064 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:
As atividades econômicas do município são bastante diversificadas: Agricultura, pecuária, extração de petróleo e gás natural, indústrias, comércios e serviços.

Clima:

Temperado

Temperatura Média
Sua temperatura média é de 24.7°C bastante confortável principalmente em dias de verão.
hspace=0 COMO CHEGAR

Localização
Fica situada a 76,1 km (1h e 12 minutos - BR 324 e BR 110 e 1h e 33 minuntos - BR 324) da capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador.
Limites
Catu, Alagoinhas e Araçás ao Norte; Mata de São João, ao Sul; Itanagra ao Leste e São Sebastião do Passe ao Oeste.
Acesso Rodoviário
Suas principais rodovias de acesso são: BA-093, BA-504 e BA-507.
Distâncias 
67 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Rio Pojuca
Banha todo o município de oeste para leste, num percurso de 60Km aproximadamente e a cidade encontra-se edificada a sua margem esquerda, originando-se daí o seu topônimo.

Parque industrial

Construído numa área de mais de 58 hectares de terras o PIP já está abrigando importantes empreendimentos gerando emprego e renda para o município.
Pojuca está localizado de forma centralizada, portanto e considerada cidade entroncamento pela viabilidade com os municípios de Simões Filho, Camaçari, Dias Dávila, Catú, Alagoinhas, Itanagra, Araçás, Mata de São João, São Sebastião do Passe, Esplanada, Entre Rios e Rio Real. O Parque Industrial de Pojuca conta com os acessos pela BA 093 e BA 533 e reserva a potencialidade de estar a apenas 32 km do Pólo Petroquímico de Camaçari e a 38 km do Porto de Aratu em Candeias reconhecido nacionalmente por sua tecnologia de automação.
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
 Festas tradicionais:
O município realiza com brilhantismo diversos festejos populares, mantendo bem viva a tradição local, que tanto tem contribuído para o enriquecimento do seu folclore.
- A festa do padroeiro Bom Jesus da Passagem, que tem dois aspectos, religioso e profano, é realizada no último domingo do mês de janeiro. Aspecto religioso: consiste no novenário, seguido de alvorada e procissão. Aspecto profano: com desfile de baianas até a Igreja matriz, encerrando com lavagem das escadarias da mesma.
- Festa de São José da Várzea e do caboclo em Central, com barracas de comidas típicas e a procissão (ocorre no mês de maio).
- Festa de Santo Antônio
- Bumba-meu-boi (Boi janeiro)

- Quadrilhas de São João.
- Terreiros de cultos afro-baianos
- No Natal, à semelhança do que acontece em todo o Brasil, ocorre à meia-noite, a tradicional missa do galo. Normalmente, no primeiro domingo após a Páscoa, faz-se na cidade a mais popular de todas as festas, a denominada micareta, dela participando seus munícipes e moradores das cidades vizinhas, além de pessoas de Salvador.
Os tradicionais festejos de São João ainda guardam tradição, vivendo antigos hábitos, como o de fazer fogueira em frente às casas residenciais, a queima de fogos de artifícios e o ato de servir licor e canjica de milho verde.
- A festa do São José, padroeiro do povoado do Riachão, realizada no 3° domingo de março também merece destaque.
- A festa de aniversário de emancipação política do município, realizada anualmente, no dia 29 de julho, destaca-se pelo seu brilhantismo, inaugurações de obras realizadas pelo administrador municipal, desfile cívico, participação de entidades e do povo.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/939/pojuca-ba.html

Nos vemos por lá!

Nenhum comentário: