Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





quinta-feira, 28 de julho de 2011

Enfim, Itacimirim

Logo que cheguei aqui, prometi para mim mesma: Vou surfar todas as manhãs!! Já que, com uma praia maravilhosa na frente de casa, não tinha desculpas. Mas, Vilas do Atlântico é fundo de pedra e eu acreditei que ia acostumar com isso. Até parece! Fui várias vezes só para observar os surfistas, por onde entravam, como saiam e cheguei a conversar com alguns para saber algumas técnicas. A resposta era sempre a mesma: Olhe a tábua de marés, pegue o horário de maré cheia e pode surfar tranquila 2h antes e depois. Fica fundo e nem dá pra perceber que tem pedra. Ah tá, não me convenceu! Acho que a idade colabora viu.....afinal passei dos trinta e já não sou mais tão destemida. Ainda mais quando via o povo saindo machucado, com o pé furado de ouriço e a prancha quebrada. Aqui, as ondas são bem cavadas, ótimo pra quem surfa de pranchinha, no meu caso, funboard, quase um pranchão, prefiro o mar mais tranquilo. O jeito foi descobrir qual a praia com fundo de areia mais próxima. Foi aí que ouvi esse nome pela primeira vez, Itacimirim. De início, não liguei muito, pois teria que pegar estrada e tal, e sabe aquelas coisas que você vai pelo nome? Itacimirim não me chamou muito a atenção.
Passado um tempo, comentei com meu marido que estava louca de vontade de surfar e ele como bom companheiro topou ir num sábado até lá. Procurei algumas informações na internet...e lá fomos nós!
Muito fácil chegar, afinal já estávamos perto da Estrada do Coco, que vai para o litoral norte. Chegamos em 30 min. Fica exatamente 5k antes da Praia do Forte. Entramos onde a placa indicava, e sem saber direito onde ir, fomos seguindo, seguindo, até ser obrigado a entrar a esquerda. E lá estava a praia, maravilhosa, e melhor, estávamos exatamente na parte surfável. Soube que Itacimirim é palco de importantes competições de surf, é o paraíso do Longboard. Ao estacionar o carro, já víamos muitos surfistas indo e vindo. Perguntei para um que passou pela gente: Como está o mar? Ele respondeu: Tá pequeno, mas dá pra brincar!
 Excelente! Era o que eu precisava para tirar a "teia de aranha" da minha prancha.


A gente se acabou nas marolinhas, estava perfeito para nossas condições (sem surfar há muito tempo), boa formação, onda gorda e um pessoal muito bacana. Aqui não tem o famoso "localismo" que é muito comum em SP. E olha que tem de tudo, desde iniciantes (inclusive tem escola de surf) até surfistas bem experientes, daqueles que dão um show à parte.
Elegemos Itacimirim como nossa praia de Surf, e já tivemos a dica. Quando o mar está grande no Vilas, em Itacimrim está um pouco menor. Um dia acordamos e a praia de Vilas estava praticamente o HAWAÍ. A prova disso, é que tinham só 2 corajosos no mar. Pegamos as coisas e fomos pra Itacimirim conferir.




 Estava demais. Algumas ondas da série chegavam quase a 2m. Até fiquei meio assustada no começo, e esse medo rendeu uns "rolas" memoráveis...
Esse dia, eu remei, nossa, como remei, para o out side, claro kkkk.
As ondas, apesar de gordas, estavam bem fortes, e quando eu pegava uma e inevitavelmente acabava caindo, nunca mais conseguia sair daquela espuma. Quando eu subia, via o Alê desesperado me procurando... mas era só fazer um sinal de ok, e tudo certo!


                                         Repondo as energias pós surf

Depois disso, estive em Itacimirim em outras oportunidades, e descobri que tem várias praias (umas 5) sendo possível praticar diferentes esportes. Tem praia ideal para mergulho, para windsurfe, conoagem, pesca, e nos lugares com águas calmas é possível dar um mergulho na companhia de tartarugas marinhas. Ainda possui cachoeiras, lagos e Mata Atlântica bem preservada.
Tem ótimas pousadas para todos os gostos e bolsos e também muitas casas em condomínios fechados para alugar temporada. É com certeza um lugar que vale a pena conhecer!!

6 comentários:

Fernanda Piedade disse...

Pai, dessa vez te levo lá!!

Adriana disse...

E meu pai ainda pergunta se vamos voltar pra SP!!!!!

izilda disse...

Vc pode me ensinar a surfar. Lá dá pra dar aulas pra mim?

Fernanda Piedade disse...

Dá sim, vamos combinar??

Alexandre Pina disse...

O lugar é muito bom, ainda mais para os surfistas de final de semana ou aqueles que já tem um tempo que não surfa!!!! que nem a gente, né Fê....hahaha.
Além disso, o lugar é muito bonito e agradável.
Bora rapá pra Itacimirim!!!!

Fernanda Piedade disse...

Boraaaaa!!! Alê, fechou, quando meu pai chegar a gente vai....assim ele fica tomando conta das coisas na areia...kkkkk