Vivendo a Bahia!

Nascida e criada em São Paulo capital, e há pouco mais de dois anos morando em Lauro de Freitas - BA. Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências, alegrias, diferenças, choques culturais, aventuras esportivas e conhecimentos que marcam essa mudança e adaptação. São histórias e curiosidades da nova rotina que tem seu tom de humor e vale a pena dividir. Isso é Brasil! Sejam bem vindos!!





terça-feira, 19 de julho de 2011

O calçadão de Vilas!

Tenho muitas coisas para compartilhar, tantos lugares de beleza singular. Como pode tanta natureza em um só lugar? Pretendo mostrar aos poucos essas maravilhas, praias belíssimas, trilhas, cachoeiras e muito mais!! Nada melhor do que começar por aqui, minha nova cidade, meu novo bairro, minha nova casa.
Lauro de Freitas é o município, e não é muito conhecido fora daqui (a prova disso é que quando estava prestes a mudar e falava o nome do lugar para as pessoas, a resposta sempre era uma pergunta: Onde fica? Então, aqui vai a resposta. É um lugar perto de tudo, ao lado de Salvador, próximo de praias famosas como Praia do Forte, Costa do Sauípe...
Meu paraíso está aqui. No bairro de Vilas do Atlântico. A praia é única, com a maré baixa exibe muitas pedras na beirada que formam piscinas naturais deliciosas, com muitos peixinhos para fazer companhia num mergulho. Na maré cheia, a alegria é dos surfistas, pois as ondas aqui são ótimas. Infelizmente com minha prática de surf durante muitos anos em praias de fundo de areia, não tenho coragem de arriscar num fundo de pedra e sair ralada (principalmente porque já vi o estrago que as pedras podem fazer num tombinho) então, "tô fora" prefiro pegar o carro e surfar em praias mais distantes com fundo de areia. Mas voltando ao Vilas... essa praia realmente não tem igual, não ví até hoje outra praia que logo depois da areia vem um enorme gramado repleto de coqueiros e e em seguida o calçadão. Muita gente se realiza passando tardes no gramado lendo um livro, conversando com os amigos, assistindo ao surf (porque tem um pessoal que dá um show!). Logo ao nascer do sol, o trânsito da vez é no calçadão. A maioria dos moradores daqui diariamente realizam caminhada ou corrida. Até pessoas de bairros vizinhos vem de carro para andar aqui. E chega a ser engraçado porque o calçadão tem uma rotina, tem horário certo, se você for às 6h por exemplo, encontrará sempre as mesmas pessoas, às 7h também, às 8h..... Daí, como tem as "turmas" em seus respectivos horários, as pessoas passam a se cumprimentar, nascem grandes amizades, começam a caminhar juntas....é bem bacana. Eu procuro diariamente pelo menos dar uma passada lá com o Léo (normalmente ando na rua mesmo, pois o Léo é um cão muuuuuuito meigo, mas é grande e algumas vezes provoca certo receio nos frequentadores do calçadão).  Começar o dia olhando o mar, sentindo a brisa, vendo o sol subir ao céu refletindo nas ondas NÃO TEM PREÇO e o Léo também adora olhar a "poça gigante" (ele é apaixonado pelo mar, fica hipnotizado. Outro dia estávamos andando no calçadão e ele ficava olhando para o mar distraidíssimo, tão distraído que bateu com tudo na lixeira à frente porque não conseguia parar de olhar pro mar.) Aquela música da Ana Carolina é perfeita pra ele que diz assim: "Eu não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar......eu não me canso de olhar"......(e deveria terminar......para o mar!)
Bom, esse é o primeiro lugar mágico que gostaria de compartilhar. Se alguém quiser saber mais, sobre o que o lugar oferece aos seus visitantes, pousadas, restaurantes....posso indicar.
 Um bom dia à todos e segue uma foto do protagonista do dia "O calçadão de Vilas"

3 comentários:

izilda disse...

Fernanda,
"nosso" calçadão é maravilhoso. Vc cantou bem "...
eu não me cando de olhar... e olhar..." o mar.
bjs,

izilda disse...

Fê,

consegui, finalmente!!!!!

Alexandre Pina disse...

Paraíso!!!!!!